segunda-feira, 5 de novembro de 2012

NA VÉSPERA DAS ELEIÇÕES NOS EUA OBAMA E ROMNEY EMPATAM NOS 49%

 

Diário de Notícias – Lusa – foto Reuters
 
O Presidente dos Estados Unidos e candidato a uma reeleição pelo Partido Democrata, Barack Obama, e o seu rival republicano, Mitt Romney, estão empatados com 49 por cento das intenções de voto, segundo uma sondagem da CNN.
 
A um dia das eleições, a sondagem CNN/ORC é a quarta independente que prevê um empate entre os dois candidatos, que no fim de semana visitaram alguns dos Estados decisivos como Ohio, Virginia, New Hampshire, Pensilvânia, Iowa e Colorado.
 
O diário Politico e a Universidade George Washington preveem um empate de 48 por cento, tal como o Washington Post, enquanto a NBC News e o Wall Street Journal esperam um ponto de diferença a favor de Obama, com 48 por cento.
 
Apenas o Centro Pew prevê a vitória de Obama, com 50 por cento, face a 47 por cento dos votos para Romney, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
 
Segundo a sondagem da CNN, 53 por cento das mulheres pretendem votar em Obama face a 44 por cento dos homens, uma diferença de nove pontos que "poderá ser a maior desde 1996", segundo o diretor de sondagens daquela cadeia de televisão norte-americana, Keating Holland.
 
Holland também constatou que Obama "está a ter menos apoio entre os mais jovens face há quatro anos" e que os dois candidatos estão empatados no que se refere ao apoio dos idosos.
 
Romney continua a liderar as intenções dos eleitores brancos, com 57 por cento face a 40 por cento de Obama.
 
Obama apresenta uma vantagem entre os eleitores com rendimentos inferiores a 50 mil dólares (39.000 euros), com 56 por cento face a 40 por cento de Romney, que conta, assim, com o apoio dos eleitores mais ricos, de 52 por cento face a 47 por cento de Obama.
 
O noroeste e médio oeste dos Estados Unidos apoiam Obama, enquanto o sul, oeste e as zonas rurais do país apoiam Romney, segundo a mesma sondagem, realizada entre 02 e 04 de novembro junto de 1.010 adultos, dos quais 918 estão registados para votar e 693 têm intenções de votar, apresentando uma margem de erro de 3,5 pontos.
 
Os votos eleitorais chave para o desempate cabem a Estados como o Colorado (nove), Florida (29), Iowa (seis), Nevada (seis), New Hampshire (quatro), Carolina do Norte (15), Ohio (18), Virginia (13) e Wisconsin (10).
 
Segundo o Washington Post, Obama começou a campanha com 18 Estados e o distrito de Columbia a seu favor, que somam 237 votos dos 270 necessários para garantir a presidência dos EUA entre um total de 538 votos do Colégio Eleitoral que elege formalmente o Presidente, enquanto Romney contava com 23, que totalizavam 191 votos eleitorais.
 
Hoje, os dois candidatos terminam a campanha com visitas a Estados decisivos, designadamente ao Wisconsin, Iowa, Florida, Virginia e Ohio, onde se encontrarão na cidade de Columbus.
 
Relacionados em Diário de Notícias
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana