sábado, 7 de dezembro de 2013

Jovens timorenses voltam a protestar em frente à embaixada da Austrália

 


Dezenas de jovens timorenses juntaram-se hoje em frente à embaixada da Austrália para protestar contra a alegada espionagem feita durante a negociação de um dos acordos sobre o mar de Timor.
 
Os manifestantes, entre 50 e 60, gritam palavras de ordem como "Timor não é a Austrália", "parem de nos espiar", "a Austrália é um mosquito que está a chupar os nossos recursos" ou "Quem é o ladrão?", constatou a agência Lusa.
 
No local, estão sete polícias, um dos quais a controlar o trânsito. Outros três encontram-se posicionados em frente à embaixada da Austrália, do outro lado da estrada, incluindo um com uma pistola de gás lacrimogéneo.
 
Até ao momento, o protesto, que atraiu também vários curiosos e jornalistas, decorria sem o registo de qualquer incidente.
 
Hoje o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, rejeitou a justificação de "segurança nacional" dada pelo seu homólogo australiano, Tony Abbott, para a rusga realizada ao escritório do advogado que defende Timor-Leste no processo de acusações de espionagem contra a Austrália.
 
Na terça-feira, a secreta australiana fez uma rusga ao escritório do advogado que representa Timor-Leste e confiscou ficheiros eletrónicos e documentos, apreendendo também o passaporte a um antigo espião, uma testemunha chave do processo.
 
Timor-Leste acusou formalmente junto do tribunal arbitral de Haia, a Austrália de espionagem quando estava a ser negociado o Tratado sobre Certos Ajustes Marítimos no Mar de Timor, em 2004.
 
RTP – Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana