segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

O “APARTHEID” EUROPEU AQUI AO LADO

 

Ana Sá Lopes – Jornal i, opinião
 
A livre circulação para búlgaros e romenos (onde existem muitos ciganos) está em risco
 
A pobre comissária Vivienne Reding foi obrigada na semana passada a explicar aos ministros da Administração Interna da União Europeia que a livre circulação é uma pedra fundadora dos tratados da União. As coisas estão mais difíceis porque os europeus já mandaram às urtigas uma boa parte do articulado dos tratados da União. Desde que o primeiro-ministro britânico David Cameron lançou a sua cruzada anti-imigrantes – incluindo contra aqueles que chegam dos “países-irmãos-europeus” – que um dos pressupostos essenciais da constituição da Europa foi para o espaço sideral.
 
David Cameron não está sozinho: o terror de que os romenos e os búlgaros (que entraram na União Europeia em 2007) desatem a “invadir” o território francês, alemão, holandês, também é partilhado pelos responsáveis dos governos dos respectivos países. Esses governos, que durante anos tentaram combater a extrema-direita através da “civilização”, hoje encarnam o velho e popular conceito estratégico do “se não os podes vencer, junta-te a eles”. O que estão a fazer os partidos europeus institucionais é juntar-se à extrema-direita, alegadamente para não a deixar ganhar muitos votos. É o que se passa com David Cameron (acossado pelo partido eurocéptico UKIP que defende a saída do Reino Unido da União Europeia) e por François Hollande que vai perder rotundamente as próximas europeias para a herdeira do senhor Le Pen. Quanto à Alemanha, os seus dirigentes já não têm as memórias da Segunda Guerra Mundial – foi a presença dessa memória que ajudou a transformar a Europa nos últimos 50 anos num lugar civilizado.
 
A questão vai muito além do simples facto de haver “muito mais gente” a poder partilhar a alínea do tratado fundador que fala da livre circulação. É de quem se trata, da sua cor de pele e dos seus rendimentos disponíveis. No dia 1 de Janeiro, a livre circulação deveria ser aberta a búlgaros e romenos. Ora, como se sabe, uma grande quantidade de búlgaros e romenos são ciganos. Os ciganos nunca foram bem vindos na Europa – Hitler chacinou--os como fez aos judeus – e a Europa prepara-se para lhes vedar a entrada a que legalmente têm direito a partir de Janeiro. Toda esta gente que nos últimos dias encheu a boca com o legado de Mandela, em tudo o que toca envergonha o legado de Mandela. Existe um “apartheid” europeu, mas esse assunto não interessa nada.
 
PS. Soares fez 89 anos, em luta. É o único socialista que incomoda a sério a direita.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana