sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Centenas de pessoas na rua para ver passar dragão de 238 metros em Macau

 


Macau, China, 31 jan (Lusa) - Centenas de pessoas concentraram-se hoje entre as Ruínas de São Paulo, o ex-libris do turismo de Macau, e o Largo do Senado, para verem passar o dragão dourado gigante de 238 metros que animou o primeiro dia do Ano Lunar do Cavalo.
 
Além do dragão gigante, também os leões foram atração, numa mistura de cores vivas tipicamente utilizadas nas grandes festas como o Ano Novo Chinês, a mais importante celebração das famílias chinesas.
 
Vivificados o dragão e os leões, efetuada a danças rituais, os dirigentes do turismo de Macau - Helena de Senna Fernandes, Manuel Pires e Cecília Tse - lideraram o cortejo até ao Largo do Senado num trajeto feito em festa e cumprindo rituais.
 
O cortejo foi também acompanhado por Alex Vong, presidente do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais, até ao Senado, onde decorreu a queima de panchões, cartuchos de pólvora semelhantes a bombas de carnaval, mas mais potentes, para afastar os maus espíritos.
 
Já no Largo do Senado, e continuando o ritual iniciado nas Ruínas de São Paulo, O Deus da Fortuna, auxiliado pelos 'mortais' dirigentes do turismo, distribuíram lai-sis, envelopes vermelhos com dinheiro, neste caso uma moeda de 10 avos (1 cêntimo), como sinal de boa sorte.
 
O envelope contém também frases auspiciosas, formas de desejar os maiores sucessos ao longo do ano, agora 'liderado' pelo Cavalo.
 
JCS // SB - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana