terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Governo português fará "alguns esforços" para retomar vias áereas com Guiné-Bissau

 


O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, afirmou hoje que o Governo português fará “alguns esforços” para que sejam retomadas as ligações aéreas com a Guiné-Bissau, interrompidas em dezembro, “em prol” dos guineenses e dos portugueses.
 
“Não esqueço que os recentes incidentes que aconteceram em Bissau têm também de ser superados e faremos alguns esforços (…) para encontrar as vias para que se restabeleça também aí a normalidade, que é muito desejada”, disse o ministro, durante uma visita à sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa.
 
No entanto, é necessário ultrapassar “algumas situações jurídicas – derivadas da situação de o governo [da Guiné-Bissau] ser, para nós, um governo de facto - em prol sobretudo dos guineenses e do povo português, se possível”, disse o ministro, aludindo ao embarque forçado de 74 passageiros, alegadamente de nacionalidade síria, com passaportes falsos, em Bissau, num voo da TAP com destino a Lisboa.
 
Na sequência deste caso, a transportadora decidiu suspender a ligação aérea entre Portugal e a Guiné-Bissau, no final de dezembro.
 
Em abril de 2012, um golpe militar colocou no poder um governo de transição, liderado pelo Presidente Serifo Nhamadjo, que não é reconhecido pela CPLP e por grande parte da comunidade internacional.
 
Antes, o governante português defendeu ser “muito importante” que sejam realizadas as eleições nacionais na Guiné-Bissau, um dos oito países membros da CPLP, na data prevista (16 de março), gerando “um governo legitimado democraticamente num Estado de direito para realizar a plenitude das suas funções”.
 
“A Guiné ocupa um lugar cimeiro nas nossas preocupações”, sustentou Rui Machete.
 
Na receção ao ministro dos Negócios Estrangeiros, o secretário-executivo da CPLP, Murade Murargy defendeu que a Guiné-Bissau deve “merecer um carinho e uma atenção muito especiais” no Conselho de Ministros Extraordinário, que se realizará em breve.
 
“Temos de apoiar a Guiné-Bissau a reconquistar a sua normalidade constitucional”, disse o responsável.
 
O ministro da Presidência e de Estado da República da Guiné-Bissau afirmou hoje que a "questão política" com a TAP e o "momento difícil" da relação com Portugal serão "ultrapassados" com a realização de eleições naquele país.
 
Outro dos temas a abordar na reunião de ministros da CPLP, acrescentou Murade, será a decisão sobre a Guiné Equatorial, que tem estatuto de observador da CPLP desde 2006, mas cujo processo de adesão tem sido adiado.
 
“A nossa comunidade granjeou respeito a nível internacional. Se conseguirmos respeitar os valores e princípios que nos orientam e também criando um espaço que outros se possam associar a nós, podemos superar muitas outras nações. Temos uma base, um grupo de países que se afirmaram e que estão unidos e poderemos ser uma grande organização internacional, respeitada e capaz de ter uma voz firme”, sublinhou o secretário-executivo da CPLP.
 
Sobre a Guiné-Equatorial, Machete não se pronunciou, mas na semana passada havia defendido que aquele país deve “cumprir o roteiro estabelecido com as suas autoridades”, nomeadamente a obrigação de promover o uso da língua portuguesa e adotar uma moratória sobre a pena de morte.
 
O terceiro assunto a discutir na reunião será a adoção do Plano de Ação de Lisboa sobre o uso da língua portuguesa, disse Murade Murargy.
 
Lusa, em jornal i - foto João Relvas, Lusa
 

1 comentário:

Anónimo disse...

SERIA UMA BOA COISA MAS NADA DE EVIDENCIA COM OS NOSSOS DELIQUENTES BANDIDOS NO PODER. O GENERAL PRESIDENTE ANTONIO INDJAI ESTA CALADO SOBRE OS SIRIOS ASSIM COMO O SEU PRIMEIRO MINISTRO BRIGADEIRO GENERAL O SENHOR DABA NA WALNA ATE PARECE NAO ESTAR NA GUINE BISSAU QUE VERGONHA PARA O PAIS?

Mais lidas da semana