segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Angola: CHICOTI EM MADRID, ASSINADOS ACORDOS DE COOPERAÇÃO

 


Bernardino Manje, Madrid – Jornal de Angola
 
O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, encontra-se desde sábado em Madrid, Espanha, onde inicia hoje uma visita oficial de dois dias, durante a qual são assinados dois acordos de cooperação, sendo um para a supressão de vistos nos passaportes diplomáticos e outro para o sector cultural.
 
Os acordos são assinados no período da tarde pelos chefes das diplomacias dos dois países, Georges Chikoti e José Garcia Margallo y Marfil, que antes mantêm um encontro em privado. No período da manhã, Chikoti desloca-se ao Congresso (Parlamento) espanhol, onde é recebido pela primeira vice-presidente daquele órgão, Célia Villalobos Talero, mantendo antes disso um encontro com o secretário de Estado espanhol do Comércio.

Amanhã, antes de deixar Madrid, o ministro angolano das Relações Exteriores profere uma palestra sobre a “segurança nacional como factor de estabilidade regional e mundial”, dirigido a especialistas em relações internacionais, politólogos, diplomatas e outros convidados. A visita de Georges Chikoti a Espanha acontece oito meses depois do seu homólogo espanhol ter estado em Luanda, para avaliar as relações políticas e de cooperação entre os dois países. Em análise estiveram questões regionais e internacionais, e a possibilidade de novas formas de cooperação em sectores como a indústria, transportes, agricultura, gás ou petróleo.

A base deste encontro assentou no protocolo assinado em Dezembro de 2012 entre Georges Chikoti e, José Margallo y Marfil. Recentemente, o embaixador de Angola em Espanha, Victor Lima, considerou “excelente” a cooperação entre os dois países, no âmbito das relações bilaterais, a nível empresarial, político, económico e cultural.

Sem comentários:

Mais lidas da semana