segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Angola e Cabo Verde assinam acordo de financiamento de 10 milhões de euros

 


Angola e Cabo Verde assinaram hoje em Luanda um acordo de financiamento de 10 milhões de euros para apoiar a execução de projetos de infraestruturação em curso no arquipélago.
 
O documento foi rubricado pelos ministros das Finanças de Angola, Armando Manuel, e pela sua homóloga de Cabo Verde, Cristina Duarte, que chegou hoje à capital angolana para uma visita de trabalho de três dias.
 
No final da cerimónia, Cristina Duarte disse à imprensa que a verba disponibilizada por Angola visa apoiar o Governo de Cabo Verde na execução do seu programa de infraestruturação da economia, nomeadamente a construção, expansão e modernização de seis aeroportos, de quatro aeroportos internacionais, a cobertura do país com uma estrutura rodoviária e de governação eletrónica.
 
"Este nível de infraestruturação começou a colocar por cima da mesa um conjunto de oportunidades de negócios vocacionados para o investimento privado nacional e estrangeiro", referiu a ministra das Finanças e Planeamento de Cabo Verde.
 
A governante cabo-verdiana sublinhou que o Governo pretende atrair além do investimento privado europeu também o africano e particularmente o de Angola.
 
Relativamente ao investimento angolano, Cristina Duarte referiu que o atual "ainda não é muito significativo", face à falta de condições para ter maior vulto.
 
"Agora é que as grandes oportunidades vão surgir", disse a ministra, destacando a segunda vaga de privatizações, nomeadamente da empresa nacional e eletricidade, os estaleiros navais, a concessão da exploração de um aeroporto.
 
"Continuamos a ter imensas oportunidades no setor turístico, infraestruturação de zonas que neste momento foram demarcadas para o desenvolvimento do turismo em Cabo Verde", acrescentou.
 
No que diz respeito ao interesse de Angola na privatização da transportadora aérea cabo-verdiana TACV, Cristina Duarte disse que desde 2009 os dois Governos têm vindo a manter "conversas" sobre a associação das duas companhias numa lógica de joint-venture.
 
"Porque nós acreditamos que a TACV e a TAAG (companhia aérea angolana) têm algumas complementaridades. A TACV é uma empresa que tem algumas certificações internacionais, faz parte da CDEAO, com algum nível de penetração preferencial nesse mercado de aviação e por outro lado a TAAG é uma empresa com uma musculação financeira e uma frota impressionante", justificou.
 
O programa de visita de Cristina Duarte prevê encontros com os administradores do Fundo Soberano de Angola, da Comissão do Mercado de Capitais, do Fundo de Garantia de Crédito, com o governador do Banco Nacional de Angola e uma deslocação à Zona Económica Especial de Luanda-Bengo, em Viana, a cerca de 20 quilómetros de Luanda.
 
NME // VM – Lusa – foto José sousa Dias
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana