terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Angola: LAÇOS COM ESPANHA COM DINÂMICA NOVA

 


Bernardino Manje, Madrid – Jornal de Angola
 
O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, afirmou ontem, em Madrid, que o acordo assinado entre Angola e Espanha para supressão dos vistos nos passaportes diplomáticos permite a promoção bilateral de investimentos.
 
O acordo foi assinado ontem pelo ministro angolano das Relações Exteriores e pelo ministro dos Assuntos Exteriores e de Cooperação de Espanha, José Garcia Margallo y Marfil.

Georges Chikoti, que falava à imprensa angolana após a assinatura do acordo, lembrou que Angola, com uma economia em crescimento, e Espanha, país com algum potencial industrial, já tem desenvolvido muitas actividades conjuntas.

“Existem bastantes empresas que funcionam em Espanha e estamos interessados em promover aqui um ambiente, no qual as empresas angolanas possam investir”, disse. Nas conversas tidas durante o dia de hoje, declarou, tratamos de todas essas questões para podermos facilitar a circulação entre os dois países.

O ministro angolano referiu que, além do acordo de supressão dos vistos nos passaportes diplomáticos, Angola e Espanha vão negociar outro para a facilitação de vistos entre empresários dos dois países.

Uma fonte do Ministério das Relações Exteriores afirmou que a assinatura de um acordo no domínio cultural previsto para ontem, em Madrid, foi adiado para data a designar, em Luanda. Georges Chikoti anunciou para Maio, em Angola, a realização de um fórum de investimento entre empresas dos dois países. O nosso comércio, disse, cresceu bastante nos últimos anos e Angola exportou para Espanha o equivalente a mais de dois mil milhões de dólares. Espanha, revelou, exportou para Angola o equivalente a mil milhões de dólares ou um pouco mais.

Georges Chikoti referiu que há um potencial de investimento muito grande, que Espanha investiu cerca de 500 milhões de dólares em Angola e o país está a crescer em várias áreas, principalmente na industrial e agronómica.

“Queremos que se criem mais empresas a nível nacional e haja mais parcerias e indústrias, sobretudo no interior do país”, salientou.

Georges Chikoti disse ter sido por isso que se reuniu ontem, em Madrid, com o ministro da Indústria e com os secretários de Estado do Comércio e da Indústria de Espanha.

Os encontros, sublinhou, indicam que há muitos bons sinais e vamos fazer com que, eventualmente, os dois parlamentos também tenham contactos. O chefe da diplomacia angolana foi ontem recebido em audiência pela primeira vice-presidente do Congresso dos Deputados de Espanha, Célia Villalobos Talero.

Candidatura ao CS da ONU

O ministro angolano das Relações Exteriores confirmou o apoio de Espanha à candidatura de Angola a membro não permanente do Conselho de segurança das Nações Unidas para 2015 e 2016. “Sobre esse ponto também trocamos alguns pontos de vista. Angola já tem o apoio do continente africano e agora precisamos de pelo menos dois terços dos membros da Assembleia-Geral da ONU”, disse.

Espanha, prosseguiu, pretende o mesmo estatuto de Angola e julgo que há possibilidade de nos apoiarmos reciprocamente. Georges Chikoti termina hoje a visitade dois dias a Espanha. Antes de deixar Madrid desloca-se ao Real Instituto Elcamo, onde profere uma palestra sobre “segurança nacional como factor de estabilidade regional e mundial”.

Foto: Rogério Tuti, Madrid
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana