sábado, 1 de fevereiro de 2014

Liga dos Direitos Humanos considera "preocupante" aumento da violência na Guiné-Bissau

 


A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) considerou hoje, em comunicado, "preocupante" o aumento da violência no país, sobretudo os casos que têm culminado com assassinatos.
 
Esta posição surgiu no final de uma semana em que duas pessoas foram mortas.
 
Um dos casos aconteceu na terça-feira em Pitche, Leste do país, quando um guineense de 62 anos foi obrigado a ingerir uma bebida que lhe terá provocado a morte, depois de ter sido acusado pelo irmão de praticar feitiçaria, relata a LGDH.
 
O irmão terá recrutado um homem na Guiné-Conakri, supostamente "especializado em identificar feiticeiros", que com a ajuda da comunidade local forçou a vítima a beber um produto, ainda não identificado.
 
"Até esta data, a LGDH desconhece se o suspeito foi ou não detido pelas autoridades policiais locais", refere o comunicado.
 
A Liga lamenta ainda a morte de um comerciante mauritano de 42 anos, alvejado com dois tiros, na quarta-feira, quando tentava apanhar um assaltante no interior da loja de que era proprietário, no Bairro de Cuntum, Bissau.
 
Na quinta-feira, a Polícia Judiciária da Guiné-Bissau anunciou a detenção de um suspeito no caso, após uma operação conjunta com a Polícia de Ordem Pública (POP) e elementos das forças armadas.
 
"A LGDH condena com firmeza estes atos bárbaros e criminosos e exorta as autoridades nacionais no sentido de perseguirem judicialmente os seus autores", acrescenta o comunicado.
 
A Liga pede ainda às autoridades nacionais que criem "condições de segurança para cidadãos nacionais e estrangeiros residentes no país".
 
Lusa, em SIC Notícias
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana