domingo, 9 de fevereiro de 2014

Luanda: Hierarquia católica africana quer debater reconciliação, justiça e paz

 


A hierarquia católica de África reúne-se de 12 a 17 deste mês em Luanda e na agenda da reunião, que juntará arcebispos, bispos, sacerdotes e leigos, está a reconciliação, a justiça e paz no continente.
 
A reunião é a do Comité Permanente do Simpósio das Conferências Episcopais de África e do Madagáscar (SECAM), órgão presidido desde julho de 2013 pelo arcebispo angolano Gabriel Mbilingue, que lidera também a Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).
 
Em declarações à agência Lusa, o presidente do SECAM, Gabriel Mbilingue, arcebispo do Lubango, disse que vão participar no encontro 23 pessoas, entre arcebispos, bispos, sacerdotes e leigos, e anda representantes da Caritas Internacional e da Caritas de África, como convidados.
 
Na reunião do SECAM deverão estar representantes de quase 15 países e, segundo Gabriel Mbilingue, a reunião vai concretizar em atividades ou num plano de ação pastoral as ideias propostas pela XVI Assembleia Plenária do SECAM, realizada em julho de 2013, em Kinshasa, República Democrática do Congo.
 
Neste plenário, que decorreu sob o lema "A Igreja - Família de Deus em África, ao Serviço da Reconciliação, da Justiça e da Paz", foi eleito o novo Conselho Permanente do SECAM, tendo Gabriel Mbilingue sido designado presidente.
 
"É mesmo um encontro no sentido de planificação das atividades pastorais ao longo dos próximos três anos. Esse programa diz respeito ao tema da reconciliação, da justiça e da paz no continente, conforme foi o desejo dos bispos africanos em 2009, quando foi a II Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos, reunida em Roma", salientou.
 
Em novembro de 2011, acrescentou ainda o presidente do SECAM, foi escrito pelo papa emérito Bento XVI o documento sobre a missão da igreja católica em África, que é "uma igreja que deve estar ao serviço da reconciliação, da justiça e da paz".
 
"Como colocar isso em atividades, em ações concretas, é essa a missão que nos foi incumbida pela Assembleia Plenária de Kinshasa e que vamos agora, pela primeira vez que nos encontramos, depois que foi tudo constituído, para planificar essas atividades", acrescentou.
 
O corpo diretivo do SECAM, com sede em Acra, capital do Gana, é composto ainda por dois vice-presidentes, o bispo Louis Portela-Mbuyu, da República do Congo, e o bispo Gabriel J. Anokye, do Gana, um secretário-geral, o padre Joseph Komakoma, da Zâmbia, que tem como assistente o padre angolano Samuel de Jesus Paquete.
 
Lusa, em Notícias ao Minuto
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana