terça-feira, 25 de março de 2014

A HEGEMONIA UNIPOLAR MANIPULA O FASCISMO



Martinho Júnior, Luanda

1 – O resultado último do capitalismo, no momento em que a aristocracia financeira mundial de carácter anglo-saxónico se assume em equilíbrio cada vez mais instável no pico da pirâmide do poder global e quando o colapso do modelo de civilização que derivou da revolução industrial se torna irreversível por esgotamento do planeta, é o recurso ao fascismo que nos pode conduzir à catástrofe nuclear.

Isso é tanto mais evidente e relevante quanto, para dominar os mercados, a conglomeração de bancos, de consórcios e de cartéis que se reúnem à volta dessa aristocracia financeira mundial, por via da ideia de lucro desenfreado e obtido a qualquer preço, de há muito deixaram de tolerar a concorrência tornando-se assim na principal fonte de desequilíbrios de toda a ordem para com a humanidade e a própria Terra.

Desde o início da revolução industrial que o capitalismo foi saqueando as riquezas naturais em ordem geométrica, na medida do seu crescimento exponencial, pelo que hoje, ao nível do saque actual, precisar-se-ia dum planeta do tamanho de Júpiter, ou de Saturno, para que houvesse sustentabilidade.

Não havendo hipótese disso e assumindo a responsabilidade dos desequilíbrios desde então gerados, a hegemonia para continuar o saque auto-estimula-se na proliferação do fascismo e das guerras, como se fosse esse o único programa viável para a manutenção do seu domínio e egoísmo, à boa maneira do concerto de ideias consubstanciadas em “think tanks” como o Bilderberg!

2 – O fascismo associado às políticas capitalistas neo liberais já perfaz mais de 40 ano, tendo a sua aplicação sido inaugurada a partir do golpe de estado no Chile, a 11 de Setembro de 1973!

O Chile era e é um país rico em muitos recursos e tornava-se, já naquela altura, imprescindível para a aristocracia financeira mundial inibir qualquer outro acesso aos recursos naturais ali disponíveis, que não fossem os seus.

O modelo de fascismo introduzido por via neoliberal, testado desde então, foi sendo aplicado através de golpes abertos ou velados, ao mesmo tempo que se apregoavam os expedientes da “democracia representativa”, instituída por garantir a melhor cobertura possível aos desígnios dos processos de domínio.

O neo liberalismo aplicou-se a seu tempo aos Estados Unidos e à Grã Bretanha por via das administrações de Ronal Reagan e de Margareth Tatcher e desde então as políticas têm-no como referência maior no exercício da hegemonia unipolar, pois a acumulação de poder e riqueza foi-se acentuando, com um salto vertiginoso na sequência por alturas do fim da Guerra Fria, ou seja, desde o princípio da década de 90 do século passado.

Quer o fim do Bloco Socialista, do Tratado de Varsóvia e da URSS, são acontecimentos que se prenderam a seu tempo a essa ascensão na escala do poder, bem como da acumulação da riqueza em cada vez menos mãos, por parte dum império tentacular em expansão e sem obstáculos.

3 – A adopção por parte dos centros de decisão sócio-políticos, económicos e financeiros europeus de políticas de capitalismo neoliberal tem vindo a pôr em causa as conquistas sociais que foram sendo alcançados através de duras lutas das classes trabalhadoras, um processo de degeneração que se acelerou após o derrube do muro de Berlim!

A traumática experiência da austeridade tornou visível na Europa de quanto as democracias representativas estavam comprometidas com a ditadura do capital e expôs a génese sócio-política do fascismo, um processo que se experimentou desde logo na Rússia e nos Balcãs, com resultados distintos.

Com o sul da Europa em crise profunda, o neoliberalismo sob impulso do império anglo-saxónico que o adoptou e o interpretou em função da exclusividade de suas elites, provocou medidas de austeridade em paridade com o exercício cada vez mais fascizante dos actos de poder, chegando-se agora ao clímax do caso da Ucrânia que tenho vindo a abordar.

O fascismo tornou-se visível na Ucrânia por que na Europa ele só está escondido pelo cada vez mais frágil e usado papel celofane da democracia representativa, que não pode esconder a OTAN!

O império e seus aliados desfilam a nu e a cru!

Gravura: Alegoria à penetração fascista na Ucrânia

A consultar:
- O capitalismo global está a destruir a raça humana – http://paginaglobal.blogspot.com/2014/03/o-capitalismo-global-esta-destruir-raca.html
- China enviou um sério aviso aos Estados Unidos – https://www.youtube.com/watch?v=9lVwJ-YSVIk
- Rússia e China em manobras militares conjuntas – https://www.youtube.com/watch?v=lXdhKFsvpC8
- Moscovo activa sistema de defesa anti-míssil – https://www.youtube.com/watch?v=hrGWHDZU_BU
- Rússia derrubou dois mísseis dos Estados Unidos – https://www.youtube.com/watch?v=wuuIqdS0hFI
- Washington responde às ameaças de Moscovo – https://www.youtube.com/watch?v=fojf5vW8Q4k

Sem comentários:

Mais lidas da semana