sexta-feira, 7 de março de 2014

Angola: EXECUTIVO COMPROMETIDO COM A ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO




Luanda - A secretária do Estado da Educação para o Ensino Geral e Acção Social, Ana Paula Inês, reafirmou nesta quinta, em Luanda, o compromisso do Executivo Angolano no sentido de erradicar o analfabetismo em Angola

“Todos têm o direito a dignidade humana, a saber ler e escrever, a fazer contas para contribuírem melhor no desenvolvimento do seu país, razão pela qual o Executivo assume o processo de alfabetização como uma necessidade para consolidação da democracia, unidade nacional e desenvolvimento do país, na perspectiva da educação para todos”, afirmou a secretária do Estado.

Ana Paula Inês, que fez este pronunciamento durante a cerimónia de atribuição do Prémio Nacional de Alfabetização da Fundação Eduardo dos Santos (FESA), referiu existir vontade política de trabalhar seriamente no país, sobretudo no que toca a atenção especial as zonas rurais, como forma de levar a educação de qualidade para todos.

Quanto ao apelo da FESA sobre a necessidade de se dar uma resposta rápida e contínua a escassez de meios matérias e financeiros para materialização do Plano Estratégicos de Revitalização da Alfabetização, Ana Inês disse que o Executivo tem elaborado materiais para que os alfabetizadores recebam e possam participar na luta contra o analfabetismo.

“Todo esforço do Executivo ainda está aquém das necessidades vigentes para que a erradicação seja um facto”, admitiu, realçando que o assunto em questão deve merecer atenção de toda sociedade. “Quem estiver disponível e comprometido com esta causa deve ajudar”, disse.

Angop

Na foto: Ana Paula Inês

Sem comentários:

Mais lidas da semana