sexta-feira, 7 de março de 2014

Angola e República Centro Africana ressaltam nível de relações políticas




Luanda - O Chefe de Estado da República de Angola, José Eduardo dos Santos, e a Presidente de Transição da República Centro-Africana (RCA), Catherine Samba-Panza, manifestaram nesta quarta-feira, em Luanda, a sua satisfação pelo actual nível das relações políticas e de cooperação entre as duas nações, além das perspectivas que se abrem no aprofundamento das suas relações.

Segundo um comunicado de imprensa do Ministério das Relações Exteriores de Angola, chegado à Angop, os dois estadistas sublinharam a necessidade de continuar-se a trabalhar para uma nova dinâmica.

De acordo com o comunicado, Catherine Samba-Panza informou o seu homólogo sobre o estado geral do seu país, do ponto de vista político, militar, económico, social e humanitário, tendo falado sobre o empenho e os esforços do Governo Centro-africano na criação de condições para a estabilização do país e promoção da paz e da reconciliação nacional.

Já José Eduardo dos Santos, refere a nota, "apreciou vivamente" a evolução da situação e encorajou a Presidente Catherine Samba-Panza a prosseguir os esforços, tendo em vista garantir a paz e a estabilidade na República Centro-Africana, por forma a que os centro-africanos possam usufruir dos seus benefícios.

Manifestou a solidariedade de Angola ao Governo e povo Centro-Africano e decidiu conceder um apoio financeiro substancial àquele governo, para atenuar a crise humanitária no país.

Relativamente à situação regional, os dois Chefes de Estado manifestaram a sua preocupação quanto à situação que prevalece, nomeadamente na República do Sudão do Sul.

Neste sentido, os dois Chefes de Estado reiteraram a necessidade da resolução pacífica das crises, através do diálogo e negociação, permitindo deste modo que sejam preservados os direitos fundamentais dos cidadãos.

Na sua qualidade de Presidente em exercício da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, José Eduardo dos Santos reafirmou o seu engajamento e o de Angola na busca permanente de soluções para a prevenção e resolução de conflitos.

De igual modo, sublinhou que uma Paz duradoura passa necessariamente pelo estabelecimento de uma cooperação regional que permita desenvolver o potencial económico e explorar os imensos recursos naturais, para o benefício dos Povos da região.
Os dois Chefes de Estado reconheceram, também, os esforços desenvolvidos pela Comunidade Internacional e encorajaram a União Africana a continuar na liderança do processo de pacificação da região, em estreita colaboração com as Nações Unidas e outros actores internacionais.

No final da visita, Catherine Samba-Panza, Presidente de Transição da República Centro-Africana, agradeceu ao seu homólogo José Eduardo dos Santos, pelo acolhimento caloroso reservado a si e à sua delegação.

A dirigente veio a Angola a convite de José Eduardo dos Santos, Presidente da República de Angola, para uma visita de trabalho, nos dias 4 e 5 de Março de 2014.

A visita inseriu-se no reforço das relações de amizade e cooperação existentes entre os dois países e no quadro da presidência de Angola da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos.

Catherine Samba-Panza fez-se acompanhar de uma delegação governamental que integrou, entre outros, o ministro dos Negócios Estrangeiros, da Integração Africana e da Francofonia, o ministro dos Transportes e da Aviação Civil, a ministra da Comunicação e da Reconciliação Nacional, assim como o ministro de Estado Conselheiro Especial da Presidente de transição.

Os dois Chefes de Estado mantiveram um encontro privado, durante o qual procederam à análise do actual estado das relações bilaterais e abordaram a situação interna de cada um dos países, bem como outros assuntos de interesse regional.

Paralelamente, as delegações ministeriais dos dois países realizaram uma sessão de trabalho, no termo da qual foram assinados dois instrumentos jurídicos, nomeadamente o Memorando de Entendimento e o Protocolo sobre o Programa Indicativo de Cooperação entre o Executivo da República de Angola e o Governo da República Centro-Africana.

Estes encontros decorreram numa atmosfera fraternal e amigável.

Angop

Na foto: Eduardo dos Santos em conversações com Samba Panza

Sem comentários:

Mais lidas da semana