terça-feira, 4 de março de 2014

Moçambique: GUEBUZA ALERTA PARA MANIPULAÇÃO DAS DIFERENÇAS



Sucessão na Frelimo

Na sessão em que a Frelimo elegeu, pela primeira vez, um natural do Norte (Filipe Nyusi) para candidato presidencial, o presidente do partido diz que diversidade étnica nunca foi problema

O presidente da Frelimo disse que não é problema para o partido que um militante pertença a um determinado grupo étnico ou fale uma certa língua, pois a coesão interna e a unidade nacional ultrapassam todas as diferenças. O pronunciamento de Armando Guebuza acontece numa altura em que, pela primeira vez, um candidato da Frelimo (Filipe Nyusi) a Presidente da República é natural do Norte do país, concretamente de Mueda, Cabo Delgado, principal palco da luta contra o colonialismo.

“A nossa diversidade étnica, linguística, racial e religiosa reflete a riqueza da nossa matriz identitária, que alicerça a unidade da nação moçambicana. Mas o problema começa quando cidadãos com interesses contrários à nossa convivência sã e à unidade nacional procuram manipular essas nossas diferenças, como forma de nos dividir”, alertou, no discurso de encerramento da terceira sessão ordinária do Comité Central. O presidente da Frelimo exortou os militantes do partido a lutar contra todas as formas de discriminação.

O País (mz) - Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários:

Mais lidas da semana