quinta-feira, 6 de março de 2014

Ucrânia: PARLAMENTO DA CRIMEIA PEDE ANEXAÇÃO À RÚSSIA




Deputados anunciam também um referendo para a próxima semana

O parlamento autónomo da Crimeia aprovou uma moção em que pedem ao Presidente Vladimir Putin a anexação da península à Rússia. Um responsável deu também conta de planos para organizar, já na próxima semana, um referendo sobre a questão.

A votação coincide com o início da cimeira extraordinária dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia para discutir a crise na Ucrânia e debater uma resposta às acções de Moscovo, cujas tropas controlam desde o fim-de-semana aquela região autónoma. À margem do encontro, vários chefes da diplomacia europeia reuniram-se com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry. Em Bruxelas está também o primeiro-ministro interino da Ucrânia, Arseni Iatseniouk.

A moção, da qual são ainda conhecidos poucos pormenores, pede a Putin que considere o pedido da Crimeia – região autónoma da Ucrânia onde a população é maioritariamente de etnia russa – para a adesão à federação russa. Minutos depois, um porta-voz do Kremlin anunciou que o Presidente russo “já foi informado” do pedido.

Na mesma sessão, os deputados terão decidido convocar para dia 16 de Março um referendo em que os eleitores vão ser questionados sobre se pretendem a adesão da Crimeia à Rússia, no âmbito de uma federação, ou uma autonomia acrescida em relação a Kiev.

Público – Foto: Manifestação pró-russa, quarta-feira na Crimeia GENIA SAVILOV/AFP

Sem comentários:

Mais lidas da semana