quarta-feira, 16 de abril de 2014

Timor-Leste destaca ambiente calmo e ordeiro da votação na Guiné-Bissau




Bissau, 15 abr (Lusa) - A missão de observação eleitoral de Timor-Leste considerou hoje que as eleições gerais de domingo na Guiné-Bissau decorreram num ambiente "calmo, pacífico e ordeiro".

Adérito Costa, chefe da missão, afirmou que por aquilo que puderam observar durante os últimos dias da campanha eleitoral até a votação "o processo foi limpo".

Aquele responsável, que é também vice-presidente do parlamento de Timor-Leste, liderou uma missão integrada por oito deputados timorenses que passou por quatro das nove regiões administrativas da Guiné-Bissau.

Fizeram também parte da equipa dois antigos parlamentares da Nova Zelândia.

"As eleições decorreram num ambiente calmo, pacifico, ordeiro, livre de intimidação, sem distúrbios e isento de violência", concluiu o responsável timorense, cujo país deu ajuda material e financeira à organização da votação.

Quanto ao futuro da Guiné-Bissau, Adérito Costa disse que Timor-Leste pretende ver as autoridades eleitas a constituírem um governo de "amplo consenso" sem esquecer as outras forças vivas da Nação guineense.

Para o dirigente timorense, os guineenses, sobretudo a classe política, deviam aproveitar os sinais evidenciados pela população durante as eleições.

A Guiné-Bissau realizou eleições gerais (legislativas e presidenciais) no domingo e a Comissão Nacional de Eleições prevê divulgar os primeiros resultados do escrutínio na quarta-feira.

MB // APN - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana