quarta-feira, 16 de abril de 2014

Guiné-Bissau/eleições: divulgação de resultados provisórios prevista para hoje




A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau prevê divulgar hoje às 19:00 os resultados provisórios da votação de domingo, disse à agência Lusa a secretária-executiva do organismo, Kátia Lopes.

A Guiné-Bissau realizou no domingo as primeiras eleições gerais (legislativas e presidenciais) depois do golpe de estado militar que aconteceu dois anos antes - a 12 de abril de 2012.

Horas depois do fecho das urnas, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) anunciou em Bissau que a contagem dos votos era "encorajadora".

Fontes do partido e de forças adversárias referem que os números apontam para a vitória do PAIGC em ambas as eleições - mas sem arriscar se haverá uma segunda volta presidencial.

Para vencer à primeira, José Mário Vaz, candidato do histórico partido guineense, precisaria de ter mais de 50 por cento dos votos.

De acordo com todos os observadores e os dados divulgados pela CNE, a votação de domingo terá sido a mais concorrida da história da Guiné-Bissau prevendo-se que a participação tenha sido superior a 70 por cento, num universo de 775.508 eleitores.

LFO // APN – Lusa – foto Tiago Petinga

Sem comentários:

Mais lidas da semana