domingo, 25 de maio de 2014

Celebração da libertação de África: 25 de maio, o Dia de África




Chefes de Estado africanos se reuniram na cidade de Adis Abeba, na Etiópia, em 25 de maio de 1963, para enfrentar a subordinação que o continente vinha sofrendo há tempos. A tal subordinação chamou-se colonialismo, neocolonialismo ou partilha da África, que até à data da reunião ainda sofriam de apropriação forçada das suas riquezas humanas e naturais.

Na ocasião, fundou-se a Organização da Unidade Africana (OUA), sendo conhecida hoje como União Africana. A ONU, em 1972 reconheceu a importância desse encontro e instituiu o dia 25 de maio como o Dia de África, que simboliza a luta dos povos do continente africano pela sua independência.

Para assinalar a data, o Cine-ONU, promovido pelo Centro Regional de Informação das Nações Unidas, em parceria com a Plataforma Portuguesa das ONGD, organizou a exibição de dois filmes com a temática África.

Em Lisboa, foi exibido ontem no auditório da CPLP, o filme “Sweet Dreams, produzido e realizado por Lisa Fruchtman e Rob Fruchtman. O filme fala-nos de Ingoma Nshya, um grupo composto e aberto a mulheres de ambos os lados do conflito. Para estas mulheres, o grupo tem sido um lugar para começar a viver novamente, para construir novos relacionamentos e curar as feridas do passado. Persiste, no entanto, a luta para sustentar suas famílias. A projeção foi seguida de um debate.

No Porto, será exibido hoje o documentário “Mulheres Africanas – A Rede Invisível”, de Carlos Nascimbeni, no dia 24 de Maio pelas 18h30, na Sala de Reuniões da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O filme apresenta a trajetória das lutas e conquistas históricas de mulheres africanas em diferentes países do continente.

Esta sessão será antecedida por duas conferências da responsabilidade do CEAUP, também com temáticas sobre a África.

A entrada para o filme é livre, sujeita a inscrição. Basta enviar um e-mail com o título do filme e o seu nome para:   info@plataformaongd.pt.


Sem comentários:

Mais lidas da semana