sábado, 24 de maio de 2014

Timor-Leste assinala pela primeira vez o Dia de África




Díli, 23 mai (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, José Luís Guterres, disse hoje que Timor-Leste vai assinalar pela primeira vez o Dia de África, que se celebra domingo, com uma conferência, a realizar terça-feira.

"Os países africanos na sua esmagadora maioria apoiaram as resoluções das Nações Unidas sobre a Autodeterminação e Independência de Timor-Leste desde 1974", afirmou José Luís Guterres.

O chefe da diplomacia timorense falava durante uma conferência de imprensa conjunta com representantes diplomáticos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) que integram a Comissão de Preparação da cimeira da CPLP, que vai decorrer a 23 de julho em Díli.

"Os PALOP foram sempre os mais solidários e tiveram sempre um papel destacado no apoio a Timor-Leste para as Nações Unidas e Movimento dos Não-Alinhados e em outros fóruns internacionais", destacou.

Na conferência dedicada ao tema "As relações África/Timor-Leste - passado, presente e futuro" vai decorrer no Ministério dos Negócios Estrangeiros em Díli e conta com a participação de antigos elementos da frente diplomática timorense, nomeadamente Roque Rodrigues, Mari Alkatiri, Abílio Araújo e Rogério Lobato.

No âmbito da organização da cimeira da CPLP, o governo timorense criou uma comissão, chefiada pelo antigo presidente do parlamento Francisco Guterres Lu Olo, e convidou os Estados-membros da comunidade a enviarem diplomatas para fazerem parte daquela missão.

O Dia de África foi criado pela ONU em 1972, depois da criação da Organização da Unidade Africana, a 25 de maio de 1963, transformada em 2002 em União Africana.

MSE // PJA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana