sábado, 24 de maio de 2014

10.955 eleitores registados para votar no sábado e no domingo em Macau




Macau, China, 23 mai (Lusa) - Os 10.955 eleitores registados em Macau vão poder exercer o seu direito de voto para as europeias no sábado e no domingo, em duas assembleias instaladas no consulado geral de Portugal na cidade.

Pela segunda vez, os cidadãos portugueses registados como eleitores em Macau podem votar nas eleições europeias e o cônsul Vítor Sereno fez um apelo a uma participação popular.

"O exercício do voto não é apenas um direito, é um dever cívico de cada cidadão", disse Vítor Sereno, destacando também que a partir de segunda-feira, os cadernos eleitorais voltam a ser abertos para a atualização do recenseamento eleitoral.

A contagem dos votos será efetuada em dois períodos distintos, explicou à Lusa o chanceler do consulado, Ricardo Silva.

"Macau é uma assembleia de apuramento intermédio e vai receber os votos de Pequim, Xangai, Seul e Tóquio e, por isso, no domingo será apenas apurada uma das urnas, sendo que os votos depositados na segunda urna deverão ser contados apenas na quarta-feira quando estiverem reunidos os boletins das outras cidades", explicou.

Nas últimas eleições europeias, em 2009, com um total de 11.272 eleitores inscritos, votaram em Macau apenas 223 pessoas, cerca de 2% dos inscritos.

As eleições europeias decorrem até domingo em 28 países da União Europeia.

Depois da abertura das urnas na Holanda e no Reino Unido, seguiu-se a Irlanda, República Checa (hoje e sábado), Letónia, Malta e Eslováquia (sábado) e os restantes 21 Estados-membros no domingo.

Além das europeias, na Inglaterra e na Irlanda do Norte realizam-se eleições municipais, cujos resultados serão conhecidos na sexta-feira à tarde e no sábado, respetivamente.

JCS (FV/MC) // VM - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana