sexta-feira, 20 de junho de 2014

Forças internacionais dão formação aos médicos timorenses



20 de Junho de 2014, 17:39

As forças internacionais dos Estados Unidos da América, Austrália e Nova Zelândia estão a dar formação aos médicos timorenses para assistência em situações de acidente, no Hospital Nacional Guido Valadares, Díli, segundo o Suara Timor Lorosae.

A formação teve duração de uma semana e foi no Hospital Nacional Guido Valadares, tendo começado na passada sexta-feira, terminando hoje.

Este treinamento teve a participação do secretário de estado da defesa, Júlio Tomás Pinto, do embaixador da Nova Zelândia Jonathan Schwass e de médicos timorenses dos treze distritos, incluindo os subdistritos.

Segundo o embaixador da Nova Zelândia esta é uma parceria para dar um melhor conhecimento aos médicos timorenses em como atuar em situações de acidente.

Júlio Tomás Pinto disse que a parceria do pacífico tinha começado há já muito tempo com a Nova Zelândia incluindo com outros países. Por isso todos os membros da F-FDTL (FALINTIL - Forças de Defesa de Timor-Leste) envolveram-se nesta formação e ao mesmo tempo aproveitaram as experiências de outros parceiros.

Este acrescentou que estes parceiros transmitem as suas experiências aos timorenses ajudando-os a desenvolverem-se e a aprofundarem as suas capacidades.

Crispim Guterres, médico geral de saúde de Viqueque, disse que formações como estas são boas para aumentar a capacidade dos profissionais de saúde que se encontram em zonas rurais e que têm menos facilidades, nomeadamente nos centros de saúde.

O mesmo realça a importância de os seus colegas de saúde aproveitarem esta oportuidade e aprenderem com as forças internacionais.

SAPO com STL

Sem comentários:

Mais lidas da semana