segunda-feira, 30 de junho de 2014

José Eduardo dos Santos: "Angola será sempre solidária com os povos irmãos"




O Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, recebeu hoje, em Luanda, o novo Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, garantindo que o país será "sempre solidário" com os "povos irmãos".

Luanda, 30 jun (Lusa) - O Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, recebeu hoje, em Luanda, o novo Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, garantindo que o país será "sempre solidário" com os "povos irmãos".

O Presidente da Guiné-Bissau é um dos cinco chefes de Estado e de Governo dos países que estão reunidos, hoje, em Luanda, na Cimeira Constitutiva do Fórum dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (FORPALOP).

"Aproveito para lhe reiterar, ao vivo, as minhas felicitações e para desejar que conduza a bom porto a difícil missão de reunificar e devolver a esperança de um futuro melhor a todos os guineenses", afirmou José Eduardo dos Santos, no discurso de abertura desta cimeira constitutiva, em que a presença da Guiné-Bissau foi especialmente saudada.

A presença de José Mário Vaz em Luanda é também a primeira visita oficial do novo chefe de Estado guineense a Angola, após as recentes eleições, realizadas na sequência do golpe de Estado de 2012.

Para o Presidente angolano, a "convincente vitória em eleições democráticas, livres e justas" de José Mário Vaz, constitui "um primeiro passo para a completa normalização da ordem Constitucional na Guiné-Bissau" e para a "plena reinserção" do país nas instituições internacionais.

"Desde já reafirmo a total e indefetível solidariedade do Governo e do povo angolano, ciente de que todos os Estados aqui representados partilham desta mesma intenção. A República de Angola será sempre solidária com os povos irmãos que integram a nossa organização, na preservação da paz e da ordem Constitucional", rematou José Eduardo Santos.

No mesmo sentido, o presidente em exercício da associação dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Presidente de Cabo Verde garantiu a disponibilidade do grupo dos cinco em apoiar as instituições guineenses.

"Em associação, queremos outrossim manifestar-lhe, uma vez mais, a nossa efetiva e contínua disponibilidade e em simultâneo desejar paz e prosperidade para o seu país e para os guineenses, que bem o merecem", disse Jorge Carlos Fonseca, Presidente de Cabo Verde, no discurso de abertura da cimeira constitutiva da FORPALOP.

PVJ // VM – Lusa, em Notícias ao Minuto

Leia mais em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana