segunda-feira, 9 de junho de 2014

Portugal – INE: PIB CAI 0,6% NO 1º TRIMESTRE




O Produto Interno Bruto (PIB) registou, em termos homólogos, um aumento de 1,3% no primeiro trimestre e uma queda de 0,6% face ao trimestre anterior, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Trata-se de uma ligeira revisão em alta do comportamento da economia portuguesa nos primeiros três meses do ano.

A primeira estimativa do INE divulgada em maio apontava para uma queda de 0,7% no primeiro trimestre face ao trimestre anterior e um crescimento homólogo de 1,2% face ao mesmo trimestre do ano passado.

De acordo com o INE, na comparação trimestral, o PIB diminuiu 0,6% em termos reais devido sobretudo à redução das exportações de bens e serviços e ao abrandamento do investimento, depois de ter crescido 0,5% no quarto trimestre de 2013.

Em termos homólogos, a procura externa líquida apresentou um contributo negativo "significativo" para a variação do PIB no primeiro trimestre (-1,6%), depois de registar um contributo positivo no trimestre anterior (1,0%), devido principalmente "ao abrandamento das exportações de bens e serviços, mas também à aceleração das importações de bens e serviços".

A procura interna, por sua vez, apresentou um contributo positivo mais acentuado no primeiro trimestre, passando de 0,5 pontos percentuais no quarto trimestre de 2013 para 2,8 pontos percentuais no primeiro trimestre, "refletindo em larga medida o comportamento do investimento".

O INE informa ainda que as Contas Nacionais Trimestrais incorporam nova informação, originando revisões em alguns agregados para os trimestres mais recentes, nomeadamente no domínio dos índices de curto prazo (volume de negócios no comércio a retalho, volume de negócios na indústria, produção industrial, preços na produção industrial e volume de negócios nos serviços).

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana