domingo, 1 de junho de 2014

Presidência timorense (CPLP) vai gerar novas oportunidades de negócios




Díli, 31 mai (Lusa) - O presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Timor-Leste, Júlio Alfaro, disse hoje que a presidência timorense da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai gerar novas oportunidades de negócio.

"O relacionamento cada vez mais chegado com os países da CPLP pressupõe naturalmente que novas oportunidades se abrirão, não só para os interesses dos países que compõem a CPLP, mas também para os próprios interesses timorenses", afirmou Júlio Alfaro, em declarações à Agência Lusa.

Segundo o responsável, a Câmara de Comércio e Indústria, bem como as autoridades timorenses, querem aprender e aproveitar "todas as oportunidades possíveis que aquele relacionamento mais próximo" poderá gerar.

Júlio Alfaro referia-se ao estabelecimento de parcerias entre o setor privado timorense e o dos restantes países da CPLP.

"O estabelecimento de parcerias pelo empresariado timorense é importantíssimo. Primeiro, dada a necessidade de nós nos completarmos para nos tornarmos mais capazes em termos de financiamento, segundo, na área de transferência de 'know-how', experiência e qualidade de trabalho", salientou.

Questionado pela Lusa sobre se a distância geográfica entre Timor-Leste e os restantes países da CPLP influencia no estabelecimento de parcerias, Júlio Alfaro respondeu que sim.

"Isso é objeto de preocupação. Nós sentimos isso. Estamos afastados uns dos outros", disse, salientando que "Timor-Leste está emocionalmente mais ligado à Indonésia e aos países da Ásia do que aos países da CPLP".

Júlio Alfaro destacou, no entanto, o aumento da presença de empresários portugueses a exercerem a sua atividade em Timor-Leste, referindo que o setor privado timorense começou a compreender que os parceiros da CPLP querem investir no país.

"Inicialmente quem vinha para aqui, não vinha com a determinação de ficar. Isto dava insegurança e instabilidade com quem queria negociar com países da CPLP", explicou.

Timor-Leste assume pela primeira vez a presidência da CPLP durante a cimeira de chefes de Estado e de Governo que se vai realizar em Díli a 23 de julho, dedicada ao tema "CPLP e a Globalização".

"A realização da cimeira da CPLP em Timor-Leste significa que vai criar outras condições, outro ambiente e outras certezas", disse Júlio Alfaro, reiterando que o país precisa da presença dos empresários da comunidade, principalmente nos setores da indústria, serviços e infraestruturas.

MSE // VM - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana