quinta-feira, 12 de junho de 2014

Protesto em Hong Kong após relatório de Pequim a reafirmar controlo




Hong Kong, 11 jun (Lusa) -- Cerca de 40 manifestantes protestaram hoje em Hong Kong contra a divulgação de um documento visando reafirmar o controlo da China sobre a cidade, brandindo rolos de papel higiénico onde tinha sido impresso o documento constitucional da região.

Os manifestantes, que se concentraram junto do escritório da representação de Pequim, queimaram uma cópia do relatório do Conselho de Estado da China.

O Conselho de Estado da China publicou na terça-feira um relatório oficial sobre a política para Hong Kong, em que reitera as promessas de aplicação do sufrágio universal para a antiga colónia britânica em 2017, embora condicionada a uma seleção.

O Governo chinês diz apoiar Hong Kong "no desenvolvimento do sistema de governação democrática", sublinhando que a implementação do sufrágio universal será "gradual e ordenado".

Nas negociações para a transferência da soberania de Hong Kong para a China, concretizada em 1997, Pequim assumiu o compromisso de aplicar à cidade o sufrágio universal quer na eleição do chefe do Executivo, o líder político da Região Administrativa Especial, quer para o Conselho Legislativo, o parlamento local.

Atualmente, a população de Hong Kong escolhe em sufrágio universal apenas metade dos 70 elementos do Conselho Legislativo, sendo o chefe do Executivo designado por um comité de seleção de 1.200 membros, que permite que Pequim consiga fazer valer uma posição.

Interpretado como um aviso para a cidade não ultrapassar os limites da sua autonomia, o documento do Conselho de Estado foi divulgado numa altura de crescente tensão política em Hong Kong, onde grupos pró-democracia temem que Pequim recue nas reformas prometidas.

"Foi um passo sem precedente dado pelo Conselho de Estado com o objetivo de dissuadir as pessoas de exprimirem publicamente o seu apoio à democracia real", disse hoje o líder do Partido Cívico, Alan Leong, à agência France Presse.

PAL (JCS) // PJA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana