quinta-feira, 12 de junho de 2014

Presidente de S. Tomé e Príncipe em visita privada à China




Pequim, 12 jun (Lusa) - O Presidente de S. Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, líder de um dos raros países africanos que mantém relações diplomáticas com Taiwan, encontra-se na China em visita privada, indicou fonte oficial chinesa na quarta-feira.

É a primeira visita de um presidente de S. Tomé e Príncipe à República Popular da China em quase vinte anos, mas a porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Hua Chunying, evitou valorizar politicamente a viagem, afirmando que Pinto da Costa veio participar "numa atividade comercial e empresarial".

Já em outubro passado, uma delegação são-tomense chefiada pela ministra dos Negócios Estrangeiros, Natália Umbelina, também se deslocou à China, ilustrando a crescente aproximação entre os dois países.

"S. Tomé e Príncipe já participa nas atividades do Fórum Macau (para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa) e do Fórum China-África", disse hoje à agência Lusa um diplomata africano colocado em Pequim.

China e S. Tomé e Príncipe cortaram relações em 1997, quando aquele país africano estabeleceu relações diplomáticas com Taiwan, a ilha onde se refugiou o antigo governo chinês depois de o Partido Comunista ter tomado o poder no continente, em 1949, e que Pequim considera uma província chinesa e não uma entidade política soberana.

Além daquela colónia portuguesa, apenas mais dois países africanos mantêm relações com Taiwan: Burkina Faso e Suazilândia.

Manuel Pinto da Costa, 77 anos, eleito há cerca de três anos, foi o primeiro Presidente de S. Tomé e Príncipe, logo após a independência do país, em 1975, e nessa altura tinha boas relações com Pequim.

AC // DM - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana