sexta-feira, 11 de julho de 2014

ANGOLA TEM INFLUÊNCIA CRESCENTE




A secretária de Estado Assistente norte-americana para os Assuntos Africanos, Linda Thomas-Greenfield, reconheceu esta quarta-feira a “crescente influência" de Angola no continente, bem como o “papel proactivo" do Presidente angolano, em vésperas da Cimeira Estados Unidos/África.

“Visitei Angola em Abril e depois regressei no início de Maio, com o secretário de Estado (Jonh) Kerry e essas visitas são o reconhecimento do crescente papel de Angola no continente africano\", apontou Linda Thomas-Greenfield, questionada sobre a perspectiva norte-americana relativamente à influência angolana na região.

Uma nota da Embaixada de Angola nos Estados Unidos da América refere que a governante norte-amereicana respondia a uma questão colocada pela agência Lusa, a partir da representação diplomática dos EUA em Luanda, durante uma videoconferência para 15 capitais africanas.

A videoconferência visou tratar das parcerias dos EUA com a África Subsariana, da cimeira entre o Presidente norte-americano, Barack Obama, e os Jovens Líderes Africanos (YALI), bem como da Cimeira Estados Unidos/África, que a ter lugar no próximo mês, em Washington.

Angola lidera desde Janeiro a Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e a pacificação da República Democrática do Congo (RDC) e da República Centro-Africana (RCA) têm sido a principal prioridade da diplomacia angolana. Sobre esta actuação, a secretária de Estado Assistente para os Assuntos Africanos destacou a actuação do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, cuja presença na Cimeira Estados Unidos/África, entre 4 e 6 de Agosto, ainda não está confirmada.

“José Eduardo dos Santos tem sido muito proactivo a apoiar e a lidar com a situação na RDC e na RCA. Estamos muito encorajados com o papel proactivo que Angola está a desempenhar. E pensamos que esse é um papel apreciado em todo o continente africano, mas em particular na região\", disse ainda Linda Thomas-Greenfield.

Na Cimeira Estados Unidos/África, classificada pela governante como um “evento histórico\" e que está a ser preparado há meses, o Presidente norte-americano deverá receber 51 Chefes de Estado e de Governo de África. Temas como saúde, vida selvagem, energia, comércio e investimentos em África, bem como paz e segurança no continente, fazem parte da agenda oficial da cimeira, subordinada ao tema “Investir na próxima geração\".

Jornal de Angola

Leia mais em Jornal de Angola
O Banco Nacional de Angola vendeu aos bancos comerciais divisas no montante de 520 milhões de dólares, o que permitiu absorver liquidez do mercado no valor de 50.868,07 milhões de kwanzas…

O Governo do Cunene vai dedicar-se seriamente à inserção na sociedade dos grupos sociais mais vulneráveis, como os khoisan e ovatuas, para melhorar as suas…

O chefe do departamento de Navegação e Controlo Aduaneiro de Cabinda, Euclides Mixinge, defendeu a importância de um órgão de fiscalização do ...

Sem comentários:

Mais lidas da semana