segunda-feira, 7 de julho de 2014

FORTE TUFÃO AMEAÇA JAPÃO E NORTE DAS FILIPINAS



 Estadão - Agência Estado

Um forte tufão, batizado de Neoguri, ameaça o Japão e o norte das Filipinas, apesar de ainda estar longe de atingir terra firme. A tempestade tem ventos sustentados de 185 km/h, que podem atingir picos de até 220 km/h neste domingo, e está a cerca de 840 km da província filipina de Cagayan.

Segundo a agência meteorológica do governo das Filipinas, o Neoguri deve avançar no sentido nordeste, se aproximando da província de Batanas na segunda-feira, e depois seguir para o sul do Japão. As autoridades filipinas já alertaram os pescadores da região a não saírem para o mar. Áreas sujeitas e inundações e deslizamentos de terra também já estão em alerta.


O Neoguri é a sexta tempestade a atingir as Filipinas este ano e o primeiro da temporada de chuvas de monções, que começou no mês passado. Cerca de 20 tufões e tempestades menos poderosas afetam o país todo ano. Em novembro do ano passado, o tufão Haiyan deixou mais de 6,3 mil mortos, 1 mil desaparecidos e 4 milhões de desabrigados na região central do país. 

Fonte: Associated Press

Sem comentários:

Mais lidas da semana