terça-feira, 1 de julho de 2014

Guebuza: Renamo há de "juntar-se à pacífica família moçambicana"




O Presidente de Moçambique, Armando Guebuza, insistiu hoje que a solução para a instabilidade política no seu país passa pela "mesa do diálogo" e manifestou-se convicto que a Renamo, maior partido da oposição, há-de "juntar-se à pacífica família moçambicana".

"Obviamente nós não gostamos nada dos ataques que a Renamo faz às populações", disse hoje em Lisboa o chefe de Estado moçambicano, no final de uma receção e reunião de trabalho com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, no âmbito de uma visita oficial a Portugal, que se prolonga até quinta-feira.

"Obviamente nós sabemos que a solução para tal deve ser encontrada na mesa do diálogo e nós estamos na mesa do diálogo empenhados em trabalhar e acreditamos mesmo que o dia virá em que a outra parte vai compreender que é bom juntar-se à pacífica família moçambicana na construção do desenvolvimento que faz falta para todos nós", declarou.

Esta segunda-feira, o Governo moçambicano e a Renamo voltaram a encontrar-se em Maputo, ao fim de duas semanas sem negociações e em plena escalada do conflito militar na região centro do país, mas novamente sem alcançar um acordo.

O Governo recusa aceitar a paridade das forças armadas e a Renamo (Resistência Nacional Moçambicana) não concorda com o desarmamento do partido.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana