sexta-feira, 11 de julho de 2014

PR português faz visita oficial à República da Coreia antes de participar na cimeira da CPLP



11 de Julho de 2014, 11:59
O Presidente da República de Portugal realiza a 20 e 21 de julho uma visita oficial à República da Coreia, a convite da sua homóloga sul-coreana, deslocando-se depois para Timor-Leste, onde participará na cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

A Presidência da República portuguesa divulgou ontem na sua página oficial na Internet, www.presidencia.pt, que, no âmbito da visita à República da Coreia, o Chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, será recebido no dia 21 pela Presidente sul-coreana, Park Geun-hye, seguindo-se um almoço de trabalho.

Além da componente política, a deslocação terá também vertentes económicas e académicas.

Cavaco Silva irá presidir à sessão de abertura de um seminário económico, organizado pela Federação das Indústrias Coreanas e pela AICEP -- Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, e participará também num pequeno-almoço de trabalho com representantes de grandes empresas coreanas.

Nas questões ligadas à educação, o Presidente irá reunir-se com representantes de instituições académicas e científicas portuguesas e coreanas.

Ainda no âmbito da deslocação à Coreia do Sul, Cavaco Silva irá encontrar-se com membros da comunidade portuguesa residente naquele país.

A visita do Presidente da República português inicia-se no dia 20 com uma cerimónia no Cemitério Nacional, em Seul, que inclui a deposição de uma coroa de flores na Torre do Memorial, na qual se honram milhares de soldados sul-coreanos que perderam a vida na Guerra da Coreia.

Na Coreia do Sul, o Presidente será acompanhado pela mulher, Maria Cavaco Silva, por membros do Governo e por uma comitiva empresarial e académica.

Após esta visita, Cavaco Silva segue para Díli, Timor-Leste, a convite do seu homólogo timorense, Taur Matan Ruak, com quem se encontrará no dia 22. Nesse dia participará ainda num jantar oferecido pelo presidente timorense, em sua honra.

No dia 23, Cavaco Silva participa na X cimeira da CPLP e "terá ainda a oportunidade de manter diversos contactos com os seus homólogos da CPLP e outros convidados do país anfitrião", segundo a Presidência da República.

Na deslocação a Timor-Leste, está ainda prevista a visita do Presidente a uma "escola de referência" daquele país.

Lusa, em Sapo TL

Sem comentários:

Mais lidas da semana