sexta-feira, 11 de julho de 2014

Quase 400 infrações nos táxis de Macau detetadas no primeiro semestre




Macau, China, 11 jul (Lusa) - Quase 400 infrações, a maior parte das quais relacionadas com cobranças abusivas nos táxis de Macau, foram detetadas nos primeiros seis meses deste ano, informaram as autoridades.

Em 166 operações conjuntas realizadas pela Polícia de Segurança Pública e Direção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego (DSAT), entre janeiro e junho, foram registadas 397 infrações, incluindo 300 casos de cobrança abusiva de tarifas, 82 casos de recusa de transporte, cinco por falta de presentação de carteira profissional e outros cinco não especificados. Um total de 224 taxistas foram ainda multados por infrações de trânsito, indica um comunicado da PSP.

Esta semana o Governo de Macau prometeu reforçar a fiscalização e alterar a legislação para combater as infrações no serviço de táxis e que está a ponderar medidas como o agravamento de multas, mas não especificou quando nem para quanto.

De acordo com a atual legislação, em vigor desde 1999, as coimas variam entre 1.000 e 25.000 patacas (entre 90 e 2.300 euros).

O Governo de Macau anunciou ainda estar a "estudar a introdução de medidas de fiscalização, incluindo o recurso a "agentes disfarçados", de suspensão da carteira profissional e de equipamento eletrónico de controlo, com vista a reforçar o controlo sobre os serviços de táxis".

Por outro lado, indicou que "a polícia simplificou o procedimento de participação de queixas, podendo os passageiros denunciar, através do telefone ou correio eletrónico, sempre que presenciem infrações cometidas por condutores de táxis".

FV (DM)// PJA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana