terça-feira, 1 de julho de 2014

Timor-Leste: Formação da língua portuguesa aos docentes



01 de Julho de 2014, 11:48

O Diretor do serviço cooperativo, no ministério da educação (ME), António Pires disse que, o governo continua a formar os docentes na língua portuguesa aos docentes para ensinar os estudantes

Esta formação está a decorrer tanto no país como fora do país, baseada no plano do ministério da educação, na necessidade de ter os docentes a lecionar a língua portugesa e tetum.

Estas duas línguas devem ser dominadas e está alocada no orçamento do Estado, disse António Pires.

Esta formação começou no ano passado e está a decorrer agora. O sistema da formação depende de cada universidade que envia os seus docentes. Alguns docentes estão a frequenter formação no exterior e outros no interior que ganharam bolsas de estudo. O Orçamento de bolsa foi preparado pelo ME.

O vice Reitor do Instituto de Superior Cristal (ICS) António Guterres disse que seguindo o plano do ME, que começou a aplicar desde o ano passado até ao momento. Neste momento alguns já estão a lecionar a língua portuguesa e outros ainda estão a seguir formação. Entre estes docentes há alguns que estão também no exterior e no país para finalizar o doutoramento e o mestrado.

O Reitor Interino de IOB (Institute of Business) José Villa Nova disse que muitas pessoas estão a questionar sobre a qualidade da educação. O mesmo indica que para responder a essa qualidade da educação, o IOB está a observar primeiro os recursos humanos, da capacitação dos docentes em todas áreas.

José Villa Nova disse o método que está a ser preparado pelo IOB. Envio de docentes na capacitação, o que já acontece, alguns estão a fazer formação no estrangeiro como na Indonésia e na Austrália tanto a nível mestrado como no doutoramento.

Sapo TL com STL  

Sem comentários:

Mais lidas da semana