sábado, 9 de agosto de 2014

ANGOLA - BESA: GARANTIA EXCLUSIVA DE EDUARDO DOS SANTOS




ACÇÃO BESA VISA SALVAR “BENS” DE ISABEL DOS SANTOS, GENERAIS E AFINS

Nelo de Carvalho – Folha 8, 09 agosto 2014

Ainda mais quan­do se sabe que a mesma garantia está eivada de ilegalidade, os lucros do Banco Besa ou sua sal­vação de uma possível falência, quebra ou caída no buraco do inferno, não melhorarão a vida de milhões de angolanos na pobreza.

A garantia dada pelo Presidente da República é procedimento administrativo precário piso­teada pela injustiça e falta de escrúpulo; procedimento que viola a lei, e satisfaz a vontade de quem na sua posição de po­deroso desconhece os limites entre o público e o privado.

Na garantia se está oferecendo como aval dinheiro público, dinheiro de todos nós, para se salvar da falência património privado, patrimônio privado que foi roubado de todos os angolanos.

Se sessenta por cento dos em­préstimos foram feitos por em­presas portuguesas –ver www.agora.co.ao , de sexta-feira dia 25 de julho, por que a garantia do rombo é dado pelo governo angolano e de uma forma dis­cricionária, isso ajudaria quem?

Enquanto em Portugal tem gente sendo caçada pelo rom­bo ao Banco, tendo que se explicar à justiça, em Angola nenhuma autoridade que tem como responsabilidade cuidar da lei e fazer com que a mes­ma se cumpra, perguntou, “quem são os autores de tal fa­çanha”. Ao contrário, apareceu um condescendente “impera­dor” e “monarca” solucionando o problema.

O rombo do Banco BESA é o produto de vários eventos escabrosos, como aqueles que ouvimos todos os dias, de pes­soas que se enriquem sem que se saiba de ondem tem saído a fortuna desses endinheirados.

O rombo do Banco BESA ex­plica durante o dia o fenómeno de pessoas que vivem das noites elaborando negociatas secretas, nos bastidores e em surdina, e amanhecem o dia enriquecidas, anunciando êxi­tos que não cabe a nenhum dos mortais comum, a não ser que este seja do MPLA, camarada e companheiro do Presidente da República e sua família.

É o rombo do Banco BESA que faz com que uns, em nome da bajulação e do servilismo, vaga­bundo, caótico e sem vergonha, se lhes atribuem o grau de cla­rividência, Vossa Excelência quando não é, Doutor quando não se sabe onde tenha adqui­rido o título.

Um Banco, o BESA, que com certeza não tem correntista que chega na ordem de milhões, em Angola, mas com ativos na or­dem de bilhões, e quebra, é uma obra perfeita de um partido po­lítico infestado de delinquentes e corruptos; piratas e vândalos, alçados no poder em nome da mentira, da falta de caráter; mas em nome da roubalheira e da falta de organização!

O BESA quebrou!

A garantia não constitui e nem faz parte de um procedimento de recuperação extrajudicial, administrativa ou judicial; mas sim um tapa-buraco simples, assim, daquilo que foi nos rou­bados a todos nós os Angola­nos, por uma quadrilha muito bem organizada e ainda por cima venerada por esse mes­mo povo Angolano que acredi­ta e “ tem fé” de ser protegido pela mesma quadrilha.

Um povo, o Angolano e sua burrice, que no fim se transformou na razão de existir e de fazer dos pró­prios corruptos.

Mas ao contrário do que muitos possamos imaginar, a quebra do Banco BESA não é o produto de uma imbecilidade; ao contrário, é fruto de uma genialidade a serviços dos ladrões, ao serviço do MPLA.

Sem comentários:

Mais lidas da semana