domingo, 24 de agosto de 2014

Angola: COMBATE À POBREZA COM GRANDE AVANÇO



Jornal de Angola

As Nações Unidas incluem Angola entre os países que conseguiram atingir, antes de 2015, as metas nos domínios da redução da pobreza, acesso à habitação e à água, revelou sexta-feira, em Luanda, a oficial da ONU no país, Amélia Russo.

Falando sobre a “Agenda global pós-2015”, na “Conferência sobre desenvolvimento sustentável: Angola 2015”, Amélia Russo indicou que pela primeira vez a pobreza começou a ser controlada, mostrando que, tanto o número de pessoas vivendo em extrema pobreza quanto os índices de pobreza caíram em todas as regiões em desenvolvimento, incluindo na África subsaariana.

A oficial reconheceu os esforços do Governo angolano no combate à pobreza, referindo que estimativas preliminares indicam que, em 2010, a percentagem de pessoas vivendo com menos de 1,25 dólares por dia caiu para metade do valor registado em 1990.

Sem particularizar os dados,  disse que a  percentagem de pessoas a viver em musseques nas zonas urbanas baixou de 39 por cento, em 2000, para 22, em 2012. Em função disso, mais de 200 milhões de pessoas tiveram acesso à fontes seguras de abastecimento de água potável, saneamento básico e residências mais condignas.

Sob o lema “O mundo que queremos”, disse que o Grupo das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDG) promove consultas nacionais inclusivas em 50 países a nível do Mundo para estimular o debate sobre a Agenda de Desenvolvimento pós 2015, 19 dos quais em África, incluindo Angola.

“A consulta é um processo inclusivo e transparente, no qual as universidades, o sector privado, sindicatos, sociedade civil e decisores são ouvidos para que as suas opiniões sejam incluídas na visão de desenvolvimento após ao ano 2015”, disse.

Consulta em Angola

Em Angola
, acrescentou, deputados, sector privado, sociedade civil e crianças foram ouvidos para que as suas opiniões fossem incluídas na visão de Angola para o desenvolvimento pós-2015.

O processo de consulta nacional resultou na produção de um relatório que reflectiu as aspirações e contribuições de Angola para a discussão global sobre a Agenda de Desenvolvimento após ao  ano 2015.  Como prioridade, com base  na visão ampla e múltipla da sociedade angolana, disse terem sido destacadas acções de reforço de combate à pobreza, redução das desigualdades, educação e formação, segurança alimentar e nutrição, acesso à saúde, parceria global de desenvolvimento e redução da  mortalidade materno-infantil.

A Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável: Angola Pós 2015 reuniu membros do governo, directores  nacionais, representantes de organismos internacionais, professores universitários e outros especialista

Ministra do Ambiente 

Desde o alcance da paz, em 2002, Angola continua a dar passos significativos na observância dos compromissos da Agenda Global de Desenvolvimento, tendo em conta a melhoria das condições de saúde, habitação e fornecimento de água e energia eléctrica, afirmou sexta-feira, em Luanda, a ministra do Ambiente. “Temos a destacar que, com o esforço de todos os angolanos, foi possível termos alguns dos nossos objectivos de desenvolvimento apreciados com destaque, mas continuamos a trabalhar para uma transição cada vez mais rigorosa, com a implementação do Plano Nacional de Desenvolvimento (PND)”, disse Fátima Jardim, na cerimonia de  abertura da Conferencia sobre Desenvolvimento Sustentável: Angola Pós-2015.

Para a ministra, o combate ao analfabetismo, a melhoria das condições de saúde, saneamento, a realização de programas específicos, como as iniciativas de empreendedorismo e o maior desempenho dos órgãos do Estado nas suas mais variadas vertentes são instrumentos que têm contribuído para o alcance do desenvolvimento sustentável no país.

A construção de novas centralidades, infra-estruturas rodoviárias, melhoria no abastecimento de água e  fornecimento de energia eléctrica também foram, dentre outros, os resultados apontados pela ministra Fátima Jardim e que  estão a ser alcançados no quadro dos programas e políticas do Executivo ligadas ao desenvolvimento.

A ministra admitiu que os desafios ainda são enormes para o alcance das metas preconizadas, assim como é elevada a vontade do Executivo de resolve-los, em colaboração com os seus parceiros.

A implementação dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, disse, estão a dar bons passos e, no quadro dos sucessos registados, o país tem sido saudado, a nível internacional, pelos esforços empreendidos nos mais variados domínios.

Perante membros do governo e representantes do sistema das Nações Unidas, Fátima Jardim garantiu que esforços continuarão a ser empreendidos para a melhoria da agenda nacional de desenvolvimento, no sentido se elevar a qualidade de vida da população e seu bem-estar.

“Em Angola, os passos dados têm estado a permitir uma maior integração dos mais variados grupos de vários  extractos da sociedade, sobretudo mulheres e jovens, como sendo os mais vulneráveis”, destacou a ministra.

A Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável: Angola Pós 2015 reuniu membros do governo, directores  nacionais, representantes de organismos internacionais, do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), professores universitários e outros especialistas.

O evento, com duração de um dia, teve como objectivos desenvolver um diálogo sistematizado e construtivo voltado ao estágio da implementação dos oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e obter contribuições para a próxima Assembleia-Geral das Nações Unidas, que se realiza no próximo mês.

Leia mais em Jornal de Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana