quinta-feira, 7 de agosto de 2014

MINISTRO ANGOLANO CHIKOTI CONSIDERA POSITIVA CIMEIRA EUA-ÁFRICA




A cimeira de Chefes de Estado e de Governo dos Estados Unidos da América e de África, realizada na quarta-feira, em Washington, sob o lema "Investir no futuro de África", foi "extremamente positiva", considerou o ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti. 

Georges Chikoti procedia ao balanço da cimeira, em que o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, foi representado por uma delegação chefiada pelo Vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente.

O governante afirmou que houve um engajamento "muito firme" em várias áreas, tendo enaltecido as discussões sobre a promoção do comércio com os Estados Unidos da América, que culminaram com o acordo com o Banco de Exportação e Importação dos EUA.

O referido acordo permitirá financiar projectos nos domínios dos transportes e da energia em Angola.

Quanto ao continente, disse que a cimeira "correu bem" porque os EUA aprovaram um financiamento de 26 biliões de dólares para apoiar as questões de paz e segurança  em África e prometeram financiar, com 110 milhões de dólares, os países africanos envolvidos em  processos de paz.

Referiu-se ainda ao engajamento americano na cooperação no domínio  da inteligência para combater o terrorismo, bem como a intenção de financiar iniciativas de jovens e mulheres.

O ministro afirmou que na cimeira, em suma, conseguiu-se abordar questões essenciais no interesse  do continente africano.

Sapo

Sem comentários:

Mais lidas da semana