terça-feira, 5 de agosto de 2014

Moçambique – Paz: Acordo final continua uma promessa refém de “detalhes”




Diálogo Político: Com muitos segredos por desvendar e “acordo final à vista” o diálogo político continua a ser arrastado para mais rondas  negocias, apenas para limar “detalhes”

De ronda em ronda, o Governo e a Renamo continuam a anunciar consensos em todas as questões de fundo em discussão, mas ao mesmo tempo, o acordo final continua a ser arrastado para mais sessões de diálogo político.

Nesta segunda-feira, na 68ª ronda de diálogo, as partes anunciaram consenso total sobre os mecanismos de garantias de implementação dos aspectos já consensualizados e passos “significativos” sobre os Termos de Referência que vão orientar a actuação dos observadores internacionais que virão monitorar a implementação do acordo que vai marcar o fim da actual crise político-militar.

"Podemos informar que, em relação ao documento de princípios gerais, foi completamente consensualizado. Também lográmos consensualizar, na totalidade, o documento relativo às garantias, que ainda estava pendente. Nesse sentido, pode-se dizer que a sessão de hoje foi bastante positiva", afirmou  Gabriel Muthisse, vice-chefe da delegação do governo.

Fechado o acordo sobre as garantias de implementação, as partes iniciaram com as discussões dos Termos de referência sobre o papel dos observadores internacionais, cuja conclusão ficou presa por “detalhes operacionais”.

“(Os termos de referência) foram, na quase totalidade, consensualizados. Há um aspecto operacional, de detalhe sobre o qual o Governo pediu mais algum tempo para reflectir”, frisou Muthisse.

O chefe da delegação da Renamo, Saimone Macuiane, confirmou os avanços e manifestou esperança de que os detalhes ainda pendentes e que condicionam o acordo final sejam fechados em breve.

“O memorando de entendimento já foi elaborado, em definitivo as garantias também foram concluídas, mas falta ainda por concluir os termos de referência da missão de observação militar internacional e isso deve-se ao facto de o Governo ter pedido tempo para revisitar o número cinco dos termos de referência, que diz respeito ao organigrama do comando central da missão de observação internacional”, afirmou Macuiane.

A próxima ronda negocial poderá acontecer ainda nesta semana, mas tudo depende ainda da agenda, sobretudo, da delegação do governo.

As duas delegações continuam a negar fornecer publicamente detalhes sobre os consensos já alcançados. Para a opinião pública, as partes fazem questão, apenas, de falar de consensos, minimizando quaisquer divergências. 

A próxima ronda negocial poderá acontecer ainda nesta semana, mas tudo depende ainda da agenda, sobretudo, da delegação do Governo.


Sem comentários:

Mais lidas da semana