quarta-feira, 20 de agosto de 2014

PR timorense aponta combate à pobreza e desenvolvimento como prioridades do país




Díli, 20 ago (Lusa) - O Presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, considerou hoje como prioridades de Estado o combate à pobreza e o desenvolvimento da economia para tornar as pessoas e o país mais fortes.

"Fizemos muitos progressos desde a independência, mas o que alcançámos é uma pequena parte, apenas, dos nossos objetivos nacionais e das necessidades do país. A prioridade da Nação, agora, é desenvolver a economia, acabar com a pobreza e tornar o povo mais forte - num país mais próspero", afirmou o chefe de Estado timorense.

Taur Matan Ruak discursava na cerimónia de celebração do 39º aniversário das Falintil (Forças Armadas da Libertação e Independência de Timor-Leste), que depois foram transformadas numa força regular.

Segundo o Presidente timorense, para desenvolver a economia é preciso investir na "riqueza nacional com prudência e sabedoria", desenvolver o setor produtivo, valorizar os recursos nacionais e os "agricultores da terra" e "tornar Timor-Leste menos dependente de importações do exterior".

"Desenvolver a economia é criar infraestruturas nacionais de qualidade. É ajudar as comunidades locais a produzirem mais e levarem a sua produção ao mercado", afirmou Taur Matan Ruak, antigo comandante das Falintil.

Para o Presidente, ao mesmo tempo é preciso investir no desenvolvimento social através do acesso de cuidados de saúde, água limpa e eletricidade a toda a população e da limpeza de aldeias e sucos.

"Desenvolver a sociedade é elevar a qualidade da educação e oferecer boas escolas a todas as aldeias e sucos. Estas são as novas missões que o nosso povo tem pela frente", disse, sublinhando que é preciso "pôr os interesses do país e o bem comum à frente dos interesses individuais".

Aos militares, o chefe de Estado timorense lembrou que são elementos da "instituição mais antiga do Estado", as Falintil criadas numa "situação de emergência nacional grave", e que o empenho e rigor no desempenho da sua missão é a forma de contribuírem e participarem para o desenvolvimento nacional.

"O país pede aos militares aperfeiçoamento, competência operacional e profissionalismo. Profissionalismo significa também disciplina. Significa rigor no comportamento dos militares. Para estarem à altura das missões que o país lhes pede, as Falintil-FDTL pedem a todos os militares disciplina, profissionalismo e rigor", afirmou Taur Matan Ruak.

MSE // PJA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana