terça-feira, 12 de agosto de 2014

PRESIDENTE DO CHILE VISITA MOÇAMBIQUE



Cooperação bilateral

A presidente chilena, Michelle Bachelet, está desde ontem (10/8) em Moçambique, para uma visita oficial de dois dias, a convite do seu homólogo, Armando Guebuza.

Segundo uma nota oficial da Presidência da República, o objectivo da visita é, acima de tudo, avaliar e perspectivar a cooperação bilateral e multilateral a vários níveis.

Durante a visita, os estadistas deverão ainda aproveitar a oportunidade para a troca de pontos de vista sobre questões da actualidade regional e internacional.

Esta é a primeira visita que a estadista chilena efectua a Moçambique e é igualmente a primeira visita de um Chefe de Estado daquele país latino-americano ao país, desde o estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países, em 1990.

O Presidente Guebuza realizou uma visita oficial ao Chile, em 2008, no quadro do aprofundamento das relações existentes entre países.

Durante a sua estada em Maputo,  a delegação chilena e a moçambicana, encabeçadas pelos respectivos chefes de Estado, deverão manter conversações oficiais, no quadro do aprofundamento das relações de amizade, solidariedade e cooperação já existentes.

Segundo consta do programa a que a AIM teve acesso, a agenda de Bachelet também inclui uma deposição de flores no monumento dos heróis moçambicanos e uma visita ao Centro de Saúde da Polana-Caniço, arredores da cidade de Maputo.

A nível ministerial, Bachelet e Guebuza manterão um encontro “tête-a-tête” na presidência moçambicana, onde irão decorrer as conversações.

Para além de Moçambique, a presidente do Chile vai visitar África do Sul e Angola, neste que é o seu primeiro périplo pelo continente africano.

Refira-se que o ministro dos Negócios Estrangeiros chileno, Heraldo Munoz, tinha adiantado que o objectivo da viagem é fortalecer a presença do Chile em África, onde “tem sido débil”.

Da agenda da presidente chilena, consta ainda uma audiência com a presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo

O País (mz)

Sem comentários:

Mais lidas da semana