quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Angola: NOVO GOVERNADOR DE LUANDA QUER ACABAR COM DESORDEM




O novo governador da província de Luanda, Graciano Francisco Domingos, hoje empossado nas funções pelo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, preconizou hoje o objetivo de acabar com a "desordem" na capital angolana.

"Notamos que Luanda é um pouco afetada por alguma desordem e que é necessário encontrar, coletivamente, soluções entre a administração da cidade e os cidadãos", disse aos jornalistas o novo governador provincial, após assumir oficialmente as funções.

Graciano Francisco Domingos, que volta a um cargo que chegou a ocupar, interinamente, há três anos, definiu como áreas prioritárias de atuação, conforme a atual política em curso, a saúde pública, o saneamento básico e a recolha de lixo, além da mobilidade, face ao caos diário vivido no trânsito automóvel em Luanda.

O anterior governador de Luanda, Bento Francisco Bento, foi exonerado das funções na segunda-feira, através de um despacho assinado pelo chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos. O mesmo aconteceu com os vice-governadores Adriano Mendes de Carvalho, até agora responsável pela área política e social, e Judite Armando Pereira, do setor económico.

A posse do novo governador, bem como de Jovelina Alfredo António Imperial, enquanto vice-governadora provincial para a área política e social, acontece uma semana depois do anúncio, pela Casa Civil do Presidente da República, de que o Governo da Província de Luanda ia ser reestruturado face à "necessidade urgente da desconcentração administrativa" e "da adoção de um modelo de administração local diferenciado".

Segundo a mesma informação, de 12 de setembro, José Eduardo dos Santos criou, através de despacho, uma comissão de reestruturação daquele governo provincial, a qual deverá apresentar um relatório final dentro de 90 dias.

A decisão é justificada, além da desconcentração administrativa, com a "adoção de um modelo de administração local diferenciado para esta província, pelo facto de albergar a capital e se tratar da mais povoada, mais urbanizada e mais estruturada do país".

Na mesma informação da Casa Civil do Presidente, é realçado que o modelo de desenvolvimento do espaço urbano da província de Luanda "assenta em novos entes territoriais e em diferentes modelos de gestão", exigindo-se "a prestação de um serviço público mais eficiente às populações e a criação das melhores soluções para a futura administração autárquica".

Além das mexidas em Luanda, o Presidente angolano deu hoje posse a Miguel Paulino Augusto de Almeida, como novo secretário de Estado para as Minas, e a Maria Germana António, que passa a ocupar o cargo de vice-governadora da província do Moxico para a área económica.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana