domingo, 7 de setembro de 2014

Cabo Verde: PRESIDENTE DA CCSL APELA À GREVE E À DESOBEDIÊNCIA NA PJ




José Manuel Vaz criticou o Ministério da Justiça pelo que considera ser as condições precárias vividas pelos inspectores e inspectores-chefe da Polícia Judiciária. Presidente da Central Sindical disponível para apoiar qualquer formato da jornada de luta que pode passar por greves ou até pela desobediência profissional.

O presidente da CCSL disse em conferência de imprensa que não “é normal aquilo que se vive presentemente em termos das relações socio-laboral” na Polícia Judiciária.

Para o presidente da central sindical são vários os aspectos que necessitam ser corrigidos, começando pelos salários. “O salário dos inspectores dos diversos ministérios são, comparativamente, quatro e cinco vezes superiores aos salários dos inspectores e inspectores-chefe da Polícia Judiciária, enquanto os inspectores dos outros ministérios auferem um salário que varia entre os 108 e os 194 mil escudos, o salário dos inspectores e inspectores-chefe da PJ variam entre os 40 e os 47 mil escudos”, acusou José Manuel Vaz.

No entender de José Manuel Vaz o problema agrava-se com a existência “de inspectores de nível II com salários superiores aos inspectores chefe”, o que na opinião deste sindicalista “introduz desta forma o critério de disfunções e o chamamento a desresponsabilização e indisciplina entre os profissionais”.

Mas não são apenas as questões monetárias que preocupam o presidente da CCSL. “Além das situações atrás descritas, as condições de trabalho dos profissionais da PJ, são de extrema precaridade, que vão desde a inexistência de materiais e equipamentos de protecção, falta de água potável, falta papel higiénico nas casas de banho, os colchões e os lençóis estão velhos, além da falta de cacifos próprios para guarda dos haveres e pertenças do pessoal”, denuncia o presidente da CCSL.

Também o Ministério da Justiça e o Governo são alvo das criticas de José Manuel Vaz. Para o presidente da CCSL, o governo tem desrespeitado o cumprimento “das decisões dos tribunais” no que respeita à actualização salarial e ao pagamento de retroactivos, o que leva a central sindical que lidera a apoiar e a “apelar a todos os profissionais da Polícia Judiciária e a todos os funcionários afectos ao ministério da justiça, para a jornada de luta” que poderá passar por uma “manifestação pacífica, greve de zelo greve nacional” ou até mesmo, segundo José Manuel Vaz, pela “resistência e desobediência profissional se o governo não se disponibilizar para o diálogo”.

Andre Amaral – Expresso das Ilhas (cv)

Sem comentários:

Mais lidas da semana