quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Guiné-Bissau: Liga dos Direitos Humanos acusa polícias de espancarem homem até à morte




A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) acusou hoje agentes da Polícia de Ordem Pública (POP) de Bissau de terem espancado um homem até à morte e de esconderem o corpo durante dois dias.

A denúncia foi feita num comunicado, através do qual a LGDH pede que o caso seja investigado pela Polícia Judiciária.

Os factos terão ocorrido na noite do último sábado quando a vítima foi abordada por agentes num restaurante no bairro de São Paulo, em Bissau.

De acordo com a Liga, o homem foi confrontado com uma ordem de detenção "por um grupo de agentes armados, sem qualquer mandado emitido pelas autoridades competentes".

"Na tentativa de questionar as razões da detenção, Etchem Mendes foi barbaramente espancado e acabou por falecer no mesmo dia em consequência das agressões infligidas", refere-se no comunicado.

Os supostos autores do crime "tentaram ocultar o cadáver", fazendo com que os familiares só a ele tivessem acesso "dois dias depois do sucedido".

Para a LGDH, a situação "é inaceitável" e junta-se "a tantos outros casos de assassinatos e de brutalidades perpetradas pelos agentes da POP nos últimos anos, os quais nunca foram conclusivamente investigados devido à cumplicidade dos superiores hierárquicos da corporação policial".

A Liga exige a transferência imediata da investigação deste caso "para a Polícia Judiciária por forma a assegurar maior transparência, independência e credibilidade do mesmo".

Apesar das tentativas, a Lusa não conseguiu obter qualquer reação por parte da POP.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana