quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Moçambique - Eleições: TODOS OS CANDIDATOS PROMETEM MUITO. QUEM VAI CUMPRIR?



Humanizar serviços públicos

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, prometeu ontem criar condições para que os serviços prestados pelo Estado sejam dotados, para além de técnica e competência, de uma vertente humana para um melhor atendimento ao cidadão.

Falando num comício popular na vila de Mocímboa da Praia, em Cabo Delgado, Afonso Dhlakama começou por tranquilizar a todos os servidores do Estado afirmando que caso ele vença as eleições de 15 de Outubro não vai expulsar ninguém. 

“O que nós vamos exigir é que todos e cada um dos funcionários sejam profissionais e realizem com competência, eficácia e eficiência o seu trabalho”, disse. De acordo com a deputada Ivone Soares, que nos facultou esta informação, o objectivo central do manifesto eleitoral de Afonso Dhlakama é melhorar a governação do país nos seus diferentes sectores. 

“No que se refere à componente de segurança, nomeadamente Polícia e Forças Armadas, o manifesto eleitoral prevê que estas sejam republicanas, ou seja apartidárias e que actuem para a protecção e segurança do cidadão e não para o reprimir ou assustar”, frisou a fonte.


Simango no Chókwè

Daviz Simango vai orientar hoje um comício popular na cidade de Chókwè, província de Gaza, naquilo que vai ser o seu “pontapé” de saída de “caça” ao voto nesta província do sul do país.

O candidato do MDM às presidenciais de 15 de Outubro chegou no princípio da noite de ontem à capital económica de Gaza, depois de realizar campanha porta-a-porta e contacto interpessoal nos distritos da Manhiça e Magude, na província de Maputo. Aqui Simango prometeu construir mais postos de Saúde, escolas de nível secundário dotadas de carteiras e professores competentes, para além de alargar os sistemas de abastecimento de água e luz para todo país. 

“O país tem muitos recursos. É preciso criarmos condições para que, primeiro, a exploração desses recursos gere emprego para os moçambicanos e assim riqueza para o nosso povo, que continua cada vez mais pobre enquanto uma pequena elite de políticos do partido no poder vai enriquecendo a cada dia que passa”, afirmou.


Nyusi promete hospital

O concorrente da Frelimo às presidenciais do próximo mês, Filipe Nyusi, prometeu ontem ampliar o Hospital Rural de Morrumbala, província da Zambézia, apetrechá-lo em recursos humanos e materiais, caso seja eleito.

A promessa foi feita durante um comício popular que Filipe Nyusi orientou na vila deste distrito no âmbito da “caça” ao voto que vem realizado desde domingo no segundo maior círculo eleitoral do país. 

O candidato da Frelimo justificou esta intenção com o facto de a população de Morrumbala estar a crescer significativamente. Aliás, no mesmo encontro o aspirante da Frelimo à sucessão de Armando Guebuza comprometeu-se, também, a asfaltar a estrada que parte da vila-sede do distrito ao cruzamento Zero, numa extensão de cerca de 45 quilómetros, logo que chegar à Ponta Vermelha. Esta estrada é fundamental para a circulação de pessoas e bens saindo de Morrumbala para qualquer ponto do país.

Notícias (mz)

*Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana