sábado, 20 de setembro de 2014

Presidente santomense censura encerramento de fronteiras terrestres para combater Ébola




São Tomé, 17 Set (STP-Press) - O Presidente da República, afirmou hoje, em São Tomé, que medidas levadas a cabo por alguns países africanos de fechar fronteiras terrestres para combater o vírus de Ébola não dá resultados.

‘’Fechar fronteiras, na opinião do Presidente Manuel Pinto da Costa - não dá garantias no combate ao vírus de Ébola’’.

E explica, ‘’Fechar fronteiras: temos entrada pelo aeroporto. Fechar fronteiras: temos a entrada pelo Porto’’.

O mandatário santomense que tomou parte nas últimas horas em Malabo na cerimónia de entrega de premio de investigação em ciências de vida promovido pela Unesco e patrocinada pela Guiné-Equatorial, defende diversas soluções, entre eles, o envolvimento das populações numa ampla campanha de informação  e sensibilização ''bem sucedida''.

A opção pelo encerramento de fronteiras terrestres assumida por alguns Estados africanos é, também, censurada pela própria Organização Mundial da Saúde e a União Africana, esta que já apelou diferentes autoridades africanas para repensarem a medida. 

De acordo com o Chefe de Estado que considera que ‘’Ébola já não é um problema dos africanos [...] preocupa e afecta todo Mundo''.

Nesta óptica, ''África não tem de andar de mãos estendidas’’, defendendo que a ‘’comunidade internacional se deve envolver e prestar melhor todo auxílio possível a fim de se pôr termo a referida doença’’.

O vírus que já matou mais de duas mil pessoas em alguns países de África ocidental, nomeadamente na Serra Leoa, Libéria, Guiné-Konacry, Nigéria, Senegal e RDC, onde foi descoberto  pela primeira vez em 1976.

CS – STP Press

Sem comentários:

Mais lidas da semana