sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Presidentes português e indonésio querem reforçar cooperação comTimor-Leste




Lisboa, 19 set (Lusa) - Os Presidentes da República português, Aníbal Cavaco Silva, e indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono manifestaram hoje em Lisboa a vontade de intensificar a cooperação com Timor-Leste para apoiar o seu desenvolvimento económico e social.

"Tivemos ocasião de falar sobre a cooperação para o desenvolvimento económico e social com Timor-Leste. Neste momento, a Indonésia e Portugal têm interesses comuns no que se refere à estabilidade política e ao desenvolvimento económico e social de Timor-Leste, e falámos sobre a possibilidade de encontros e parcerias entre Portugal e Indonésia -- e, eventualmente, também com a Austrália", disse o chefe de Estado português, numa conferência de imprensa conjunta com o homólogo indonésio.

Susilo Bambang Yudhoyono, em visita de Estado a Portugal 54 anos depois da última visita de um Presidente indonésio ao país, declarou-se honrado com o convite de Cavaco Silva, feito há dois anos, quando este se deslocou à Indonésia -- naquela que foi, também, a primeira visita ao país de um chefe de Estado português ao país, e sublinhou também a vontade de cooperar com Portugal e com Timor-Leste.

"Discutimos a fundo a possibilidade de cooperação entre Portugal, Indonésia e também Timor-Leste. Creio que Portugal e a Indonésia podem fazer muito mais para ajudar Timor-Leste - que se tem desenvolvido bem, atualmente, na sua democracia, na área económica, através da ajuda à cooperação entre Portugal e Indonésia e Timor-Leste", sustentou.

Cavaco Silva frisou que ambas as visitas (a sua à Indonésia, há dois anos, e a do seu homólogo, agora, a Portugal) "marcam uma nova fase nas relações entre os dois países", depois do conflito que opôs os dois Estados a partir de 1975, quando Jacarta ocupou Timor-Leste, até então uma colónia portuguesa.

"As relações políticas, diplomáticas, são excelentes neste momento", salientou o Presidente português, elogiando o papel desempenhado por Yudhoyono na democratização da Indonésia, após décadas de ditadura militar.

"Permitam-me que saúde o Presidente Yudhoyono pelo contributo extraordinário que deu para a consolidação da democracia e do pluralismo político na Indonésia, pelo contributo que deu para a afirmação internacional da Indonésia e para o seu desenvolvimento económico e social", sublinhou.

ANC // APN - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana