terça-feira, 23 de setembro de 2014

SANAA: CAPITAL DO IÉMEN SOB CROTROLO DOS REBELDES XIITAS




Os rebeldes xiitas do movimento Ansarullah já terão conseguido controlar quase toda a capital do Iémen, Sanaa, enquanto o Presidente Abd Rabbo Mansur Hadi denunciou hoje um 'complot', prometendo restaurar a autoridade do Estado.

Os insurretos, designados huthis, instalaram barreiras de controlo nas principais vias da cidade e efetuam patrulhas, segundo correspondentes da agência France Presse.

"O que se passa em Sanaa é um 'complot' capaz de provocar uma guerra civil", denunciou o Presidente Hadi, em declarações à imprensa.

No domingo, foi assinado um acordo que acabou com os combates no norte de Sanaa entre os rebeldes xiitas e os seus adversários do partido sunita Al-Islah, que eram apoiados pelo exército iemenita.

O enviado especial da ONU, Jamal Benomar, que patrocinou o referido acordo, evocou na segunda-feira à noite a "colapso" das forças armadas iemenitas face à pressão dos combatentes do Ansarullah.

"O que se passou nos últimos dias pode levar ao colapso do Estado iemenita e ao final do processo de transição política", alertou Benomar numa entrevista à televisão Al-Arabiya.

"É um conluio que foi preparado há muito tempo e cujas ramificações ultrapassam os limites da nação", disse.

Segundo numerosas testemunhas, combatentes rebeldes estão a pilhar habitações de responsáveis do Al-Islah e quartéis. A casa da ativista Tawakkol, prémio Nobel da Paz em 2011 e membro do partido islamita Al-Islah, terá sido uma das habitações saqueadas.

Dois grandes hospitais de Sanaa, o Sobol al-Hayat e o da Universidade das Ciências e Tecnologia, foram encerrados pelos rebeldes, sob pretexto de que eram dirigidos por responsáveis do Al-Islah.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana