terça-feira, 23 de setembro de 2014

Ébola: OMS EM ÁFRICA DIZ QUE ÉBOLA AVANÇA “EXPONENCIALMENTE”




O diretor regional da Organização Mundial de Saúde (OMS) para África, Luís Gomes Sambo, afirmou hoje que a epidemia de Ébola está a avançar exponencialmente e que só nos três países mais afetados já matou 2.788 pessoas.

"A epidemia avança a um ritmo exponencial. Neste momento continuamos a registar um aumento de casos, sobretudo nos três países, Serra Leoa, Libéria e Guiné [Conacri]", disse Luís Gomes Sambo, em Luanda.

O responsável da OMS falava durante as XVIII Jornadas técnico-científicas da Fundação Eduardo do Santos, onde traçou o estado da Saúde em África, nomeadamente a progressão da epidemia do Ébola na África Ocidental.

"A situação é grave. É considerada atualmente como uma tragédia humana. A epidemia incidiu sobre países com sistemas de Saúde muito frágeis", admitiu Luís Gomes Sambo, também médico angolano.

Recordou que a epidemia foi anunciada a 21 de março último, após confirmação laboratorial, mas que os primeiros casos sobre "uma doença estranha", numa aldeia da Guiné Conacri, surgiram em dezembro de 2013.

Contudo, a OMS só foi oficialmente notificada a 13 de março, tendo enfrentado, nas semanas seguintes, uma falsa situação diminuição dos casos participados no país de origem.

"Algumas populações na Guiné estavam a esconder os casos das pessoas infetadas com o vírus Ébola. Estavam, algumas delas, a negar a existência da doença, outras não faziam confiança nos serviços de Saúde, nos agentes de Saúde. E, assim, a notificações de casos diminui. Foi uma falsa informação que tivemos", reconheceu o responsável da OMS para África.

De acordo com os números apresentados por Luís Gomes Sombo, "rapidamente" a febre hemorrágica alastrou à Serra Leoa e à Libéria, países que por si só já contabilizam 4.775 casos de infetados por Ébola.

"Onde a situação evoluiu de tal forma que neste momento é mais grave até do que na Guiné", apontou, referindo-se à situação daqueles dois países.

No total, acrescentando a Guiné Conacri, o Ébola já matou nestes três países 2.788 pessoas. Já na Nigéria e no Senegal apontou a situação como controlada.

Apontou ainda que uma epidemia de Ébola, desde o surgimento do primeiro caso em 1976, "nunca demorou tanto tempo como esta".

Um outro surto, com origem na província do Equador, na República Democrática do Congo, país vizinho de Angola, já infetou 71 pessoas e provocou 40 óbitos.

De acordo com o responsável para África, a OMS assume-se ainda preocupada com as infeções em meio hospitalar, com Luís Gomes Sambo a sublinhar que 193 profissionais de saúde já morreram, num total de 356 casos identificados.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana