quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Moçambique: CONHECIDOS HOJE RESULTADOS FINAIS DAS ELEIÇÕES




São conhecidos hoje, em Maputo, os resultados finais das V eleições presidenciais e legislativas e das II eleições para as assembleias provinciais, cuja votação teve lugar a 15 de Outubro em todo o país.

Este é o culminar de cerca de um ano de actividades atinentes a preparar o sufrágio, que é o quinto da história da jovem democracia multipartidária moçambicana. Tudo começou com a aprovação do calendário eleitoral que, para além de dar a conhecer a data de realização da votação, estabelece períodos de realização do recenseamento eleitoral, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral e a própria votação.

Com efeito, entre 31 de Janeiro e 09 de Maio, realizou-se o recenseamento eleitoral no qual foram inscritos 10.963.148 eleitores, incluindo os registados na diáspora, nomeadamente em Portugal, Alemanha, África do Sul, Botswana, Tanzânia, Zâmbia, Malawi, Quénia e Swazilândia.

Devido ao resultado do diálogo político que se realizava entre o Governo e a Renamo com vista a pôr fim às hostilidades militares que se registavam no troco Save-Muxúnguè, na EN1, o Executivo viu-se na contingência de prorrogar as operações do censo eleitoral por mais dez dias, fazendo com que esta operação se estendesse de 29 de Abril a 09 de Maio. Este alargamento visou, sobretudo, permitir que cidadãos que se deslocaram das suas zonas de residência pudessem se escrever. Foi neste período que o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, se registou nos cadernos eleitorais, em cerimónia que teve lugar nas matas da Gorongosa, em Sofala, onde na altura se encontrava refugiado. 

O resultado do censo eleitoral permitiu aos órgãos de administração eleitoral procederem à distribuição de mandatos pelos 13 círculos eleitorais, designadamente as onze províncias nacionais (incluindo a Cidade de Maputo) e os círculos de África e Resto do Mundo (actualmente composto pela Alemanha e Portugal).

Aliás, o quadro que se segue ilustra os dados resultantes do recenseamento eleitoral e a distribuição dos mandatos por círculo eleitoral.

Notícias (mz)

Sem comentários:

Mais lidas da semana