quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Cabo Verde: Vulcão do Fogo: Nova frente de lava e libertação de gases




Andre Amaral – Expresso das Ilhas (cv)

Depois de ontem ter sido anunciada uma acalmia da erupção vulcânica no Fogo durante esta madrugada as condições voltaram a piorar.

Segundo Sónia Silva, geóloga da UNICV, está-se a verificar o surgimento de uma terceira frente de lava no Pico Novo sendo também visível um aumento da intensidade da erupção. “Estou aqui em frente à erupção vulcânica e estamos a ver que as explosões estão mais intensas”, disse esta cientista ao Expresso das Ilhas.

Como causa deste aumento da violência das explosões, Sónia Silva aponta que “algumas bocas eruptivas podem ter fundido”. “Estamos a observar projecções balísticas e de piroclastos com elevada altitude e as lavas estão a ser projectadas para leste da fractura. São três frentes de lava”, reforçou.

Mas para além de lava, o vulcão do Fogo está também a libertar gases, revelou esta geóloga. “Para além das lavas temos libertação muito intensa de gases como ácido clorídrico, sulfureto de hidrogénio, óxido de enxofre, monóxido de carbono, dióxido de carbono e vapor de água”.

“Em termos de explosividade está muito intenso. Preocupa-nos porque estamos a ver três frentes de lava”, concluiu revelando igualmente que a chaminé principal do vulcão não está a registar qualquer tipo de actividade. 

Sem comentários:

Mais lidas da semana