terça-feira, 11 de novembro de 2014

GOVERNO DE MACAU ANUNCIA AUMENTOS DE 6,75% PARA A FUNÇÃO PÚBLICA




Macau, China, 11 nov (Lusa) - O chefe do executivo de Macau anunciou hoje aumentos de 6,75% para a função pública a partir de janeiro de 2015 e cheques à população no mesmo valor que os distribuídos este ano.

Chui Sai On, que a 20 de dezembro inicia o segundo e último mandato, esteve hoje na Assembleia Legislativa para fazer um balanço do trabalho dos últimos cinco anos, apresentando também um resumo do programa orçamental de 2015.

O líder do Governo disse estar de acordo com a proposta apresentada pela Comissão de Avaliação das Remunerações dos Trabalhadores da Função Pública, já para o mês de janeiro, que quer ver cada ponto do índice da tabela salarial subir para 79 patacas (cerca de oito euros), ou seja 6,75% - mais do que em 2014, quando os funcionários foram aumentados em 5,71%.

Na prática, um salário mínimo na Administração passa a valer 8.690 patacas (cerca de 870 euros). Segundo Chui Sai On, esta será, então, a proposta que o Governo vai apresentar à Assembleia Legislativa.

Nos últimos anos, os funcionários públicos têm sido aumentados em maio, uma opção criticada pelas associações de trabalhadores, que insistem para os aumentos entrarem em vigor em janeiro, o que agora o líder do Governo acolheu.

A antecipação para o início do ano foi aplaudida por Pereira Coutinho, presidente da Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau, que, num comentário à margem do discurso, apontou a mudança como "um regresso à normalidade".

Segundo Pereira Coutinho, a sua associação já tinha apresentado uma sugestão de aumento.

"Há vários meses que tínhamos escrito ao chefe do executivo e sugerimos que [a subida] fosse para 80 [patacas]. É menos uma décima, mas vamos continuar a reivindicar, até porque há outras coisas para melhorar nas regalias e para os aposentados", declarou.

Chui Sai On anunciou também que em 2015 vai manter o valor do Plano de Comparticipação Pecuniária. Este ano os residentes permanentes receberam um cheque de 9.000 patacas (cerca de 900 euros) e os não permanentes de 5.400 patacas (cerca de 5.400 euros), valores que voltam a ser atribuídos no próximo ano.

Os cheques foram introduzidos em 2008 e desde então têm vindo a aumentar ao longo dos anos, tendo uma única exceção em 2011, quando o valor baixou, voltando a subir no ano seguinte.

A ideia deste plano é partilhar os frutos do acelerado desenvolvimento económico, mas na prática os cheques são vistos como uma forma de equilibrar o aumento crescente dos preços.

Chui Sai On indicou, por fim, que o Governo espera atingir, depois da liquidação do Orçamento de 2013, uma reserva básica de 116.500 milhões de patacas e uma reserva extraordinária de 224.400 milhões de patacas (22.440 milhões de euros).

ISG // ARA

Sem comentários:

Mais lidas da semana