terça-feira, 11 de novembro de 2014

Portugal: Cinco mortos e 38 doentes nos cuidados intensivos devido à legionella



Helena Norte – Jornal de Notícias

O diretor-geral da Saúde, Francisco George, revelou, esta segunda-feira, que há cinco casos mortais relacionados com a doença dos legionários confirmados. Até ao momento, foram reportados 235 casos. 38 doentes encontram-se em unidades de cuidados intensivos.

Em comunicado, a Direção-Geral de Saúde diz que até às 15 horas desta segunda-feira foram reportados 233 casos (228 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, 3 na Região Centro e 2 na Região Norte), mas, entretanto, dois nvos casos foram descobertos. Destes casos, 38 encontram-se em Unidades de Cuidados Intensivos e até ao momento foram reportados 5 óbitos.

"Todos os casos reportados têm ligação epidemiológica ao surto que decorre em Vila Franca de Xira. As freguesias de Vialonga, Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa são as que continuam a registar a maior incidência. No âmbito da investigação em curso, na zona afetada, já foram realizadas mais colheitas nos domicílios, para além da continuação dos inquéritos epidemiológicos", diz a DGS.

A maior parte dos doentes está internada em hospitais da Grande Lisboa, Porto, Castelo Branco e Barreiro-Montijo.

O JN sabe, no entanto, que no Porto, há quatro doentes internados com a doença do legionário: três no Hospital de S. João e outro no Santo António. Pelo menos três não têm qualquer ligação a Vila Franca de Xira.

Dois dos doentes do S. João foram transferidos do Santo António em estado crítico e estão a fazer um tratamento disponível em poucas unidades hospitalares. Estes doentes não têm qualquer ligação a Vila Franca de Xira, confirmaram ao JN várias fontes.

Já o paciente que está no Santo António esteve em Vila Franca de Xira e está a evoluir favoravelmente. De acordo com Graça Freitas, sub-diretora da Direção Geral de Saúde, este será o primeiro paciente do país diagnosticado com a doença e deixou Vila Franca de Xira a 18 de outubro.

Leia mais em Jornal de Notícias

Sem comentários:

Mais lidas da semana